Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2004 - 10h43

Schumacher frustra a Renault e vence o GP da França; Barrichello fica em 3º

Publicidade

da Folha Online

Michael Schumacher, da Ferrari, frustrou os planos da Renault de conquistar uma vitória em casa. O piloto alemão não teve dificuldades para chegar na primeira colocação no GP da França, realizado neste domingo, em Magny-Cours. Seu companheiro de equipe, o brasileiro Rubens Barrichello, fez uma corrida de recuperação e chegou na terceira colocação.

As esperanças da escuderia francesa --e de sua fornecedora de pneus, Michelin, também da França-- haviam sido reforçadas com a pole position do espanhol Fernando Alonso, a primeira da equipe em seu território em 20 anos --o último a conseguir o feito havia sido Patrick Tambay, em 1984, quando a corrida era realizada em Dijon-Prenois.

Na prova deste domingo, no entanto, a Renault teve que se contentar com o segundo lugar de Alonso, que completou o pódio, e o quarto do italiano Jarno Trulli.

Com o resultado, a equipe anfitriã ampliou o jejum em casa --não vence há 21 anos. O último triunfo foi obtido pelo piloto francês Alain Prost, no circuito Paul Ricard, em 1983.

Com a vitória, a nona em dez provas na temporada 2004 do Mundial de F-1, Schumacher segue na liderança da classificação, com 90 pontos, 22 a mais que o segundo colocado, Barrichello.

A corrida

Largando na frente pela primeira vez no ano --obteve duas poles em 2003, Alonso tentou abrir uma boa vantagem sobre Schumacher antes de fazer o primeiro pit stop. A estratégia deu certo somente na primeira parada, quando conseguiu voltar na frente do hexacampeão.

Na parada seguinte, no entanto, Schumacher conseguiu tirar a diferença e assumiu a liderança, posição que manteve até o final da corrida. Ele completou a prova com o tempo de 1h30min18s133.

O melhor desempenho da corrida foi do brasileiro Rubens Barrichello. Após não ter ido bem no treino classificatório, no sábado, quando ficou em décimo, ele iniciou uma corrida de recuperação e ganhou duas posições logo nas primeiras voltas.

O momento mais surpreendente da corrida ocorreu na última curva, quando Barrichello estava em quarto e conseguiu ultrapassar Jarno Trulli, cruzando a linha de chegada em terceiro para completar o pódio.

A McLaren, que estreou o novo modelo MP4-19B, acabou conquistando posições intermediárias. O escocês David Coulthard, que largou em terceiro, finalizou a prova em sexto. O seu companheiro, o finlandês Kimi Raikkonen, ficou em sétimo.

Os demais brasileiros não foram bem. Felipe Massa (Sauber) e Cristiano da Matta (Toyota) chegaram na 13ª e 14ª colocações, respectivamente.

A 11ª etapa do Mundial da F-1 será realizado no próximo domingo, na Inglaterra, no circuito de Silverstone. Em 2003, Rubens Barrichello venceu o GP inglês e Michael Schumacher ficou em quarto.

Confira o grid de chegada
1. Michael Schumacher (ALE/Ferrari) - 1h30min18s133
2. Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 8s3
3. Rubens Barrichello (BRA/Ferrari) - a 31s6
4. Jarno Trulli (ITA/Renault) - a 32s0
5. Jenson Button (ING/BAR) - a 32s4
6. David Coulthard (ESC/McLaren) - a 35s5
7. Kimi Raikkonen (FIN/McLaren) - a 36s2
8. Juan Pablo Montoya (COL/Williams) - a 43s4
9. Mark Webber (AUS/Jaguar) - a 52s3
10. Marc Gene (ESP/Williams) - a 58s1
11. Christian Klien (AUT/Jaguar) - a uma volta
12. Giancarlo Fisichella (ITA/Sauber) - a uma volta
13. Felipe Massa (BRA/Sauber) - a uma volta
14. Cristiano da Matta (BRA/Toyota) - a uma volta
15. Olivier Panis (FRA/Toyota) - a duas voltas
16. Nick Heidfeld (ALE/Jordan) - a duas voltas
17. Giorgio Pantano (ITA/Jordan) - a três voltas
18. Gianmaria Bruni (ITA/Minardi) - a quatro voltas
Takuma Sato (JAP/BAR) - não completou
Zsolt Baumgartner (HUN/Minardi) - não completou

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Michael Schumacher
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Rubens Barrichello
  • Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página