Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2004 - 23h41

Brasil sofre na estréia, mas vence o Chile com gol nos acréscimos

Publicidade

da Folha Online

Tudo aconteceu conforme a previsão do técnico Parreira. Em sua estréia na Copa América do Peru, na noite desta quinta-feira, em Arequipa, contra aquele que teoricamente é o adversário mais forte no Grupo C, a seleção brasileira B sofreu para vencer o Chile por 1 a 0, com um gol de Luis Fabiano aos 46min do segundo tempo.

O Brasil ainda contou com a severidade do juiz mexicano Marco Antonio Rodriguez, que fez voltar uma cobrança de pênalti do Chile por invasão de área --na segunda tentativa, Gonzalez colocou para fora.

Com o resultado, os brasileiros lideram a chave com três pontos, ao lado do Paraguai, que nesta quinta fez 1 a 0 sobre a Costa Rica.

O treinador brasileiro, que antes do jogo disse que considerava a primeira partida como a mais difícil na competição, viu sua equipe sofrer com a falta de entrosamento.

Nesta noite, jogando na altitude de Arequipa, que fica a 2.335 m do nível do mar, o time brasileiro abusou dos erros de passes e teve raras oportunidades de gol.

O ataque com Luis Fabiano e Adriano, dois jogadores de finalização, produziu pouco e quase não deu trabalho ao goleiro Varas. Alex único meia ofensivo na escalação inicial, teve atuação apagada, e os volantes Dudu Cearense, Renato e Edu também tiveram dificuldade para chegar ao ataque.

No primeiro tempo, a primeira grande oportunidade foi do Chile. Aos 16min, González recebeu lançamento nas costas de Juan e chutou. Júlio César saiu bem do gol para fazer a defesa com as pernas.

Aos 24min, Valenzuela invadiu a área pela direita e foi derrubado por Edu. González converteu na primeira cobrança, mas o juiz viu invasão da área e mandou voltar. González bateu novamente e desperdiçou, chutando por cima.

Aos 31min, o Brasil teve chance com Alex, em cobrança de falta que saiu à direita do goleiro. Aos 46min, foi a vez de Adriano se livrar da marcação no bico esquerdo da área e chutar cruzado, raspando a trave.

Na segunda etapa, a seleção seguiu cometendo os mesmo erros. O time melhorou apenas a partir dos 19min, com as entradas de Diego e Ricardo Oliveira nos lugares de Dudu Cearense e Adriano.

Aos 30min, Ricardo Oliveira acertou um chute forte da intermediária e Varas fez boa defesa. No minuto seguinte, Mancini cruzou para cabeceio de Edu, defendido pelo goleiro. No contra-ataque, Mirosevic apareceu livre no ataque, mas falhou na conclusão.

Aos 44min, os brasileiros reclamaram de dois pênaltis seguidos, ambos não marcados. O primeiro em uma cobrança de falta de Alex que o zagueiro cortou com o braço. Na sobra, Edu passou para Gustavo Nery, que cruzou. A bola bateu na mão do zagueiro chileno Fuentes.

Já nos acrésimos, aos 46min, Alex cobrou escanteio pela esquerda e Luis Fabiano apareceu livre para marcar de cabeça o único gol do jogo.

No domingo, o Brasil volta a campo para enfrentar a Costa Rica. Para a partida, Parreira deverá ter de volta o volante Kleberson, que ficou de fora da estréia devido a uma contusão muscular.

BRASIL
Júlio César; Mancini (Maicon), Juan, Luisão e Gustavo Nery; Dudu Cearense (Diego), Renato, Edu e Alex; Luis Fabiano e Adriano (Ricardo Oliveira).
Técnico: Carlos Alberto Parreira

CHILE
Varas; Villarroel, Fuentes, Olarra e Pérez; Valenzuela, Acuña, Meléndez e Cisternas (Jiménez); Mirosevic (Galáz) e González (Mancilla).
Técnico: Juvenal Olmos

Local: estádio Monumental, em Arequipa
Juiz: Marco A. Rodríguez (MEX)
Cartões amarelos: Juan, Júlio César, Diego, Mancini, Edu (B), Meléndez, Villarroel, Cisternas e Fuentes (C)
Gol: Luis Fabiano, aos 46min do segundo tempo

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o Brasil na Copa América
  • Leia mais notícias no especial da Copa América-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página