Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2004 - 03h52

Clássico entre Santos e São Paulo expõe rivalidade também fora de campo

Publicidade

EDUARDO ARRUDA
da Folha de S.Paulo

Rivais dentro de campo e inimigos fora dele. É assim que Santos e São Paulo se enfrentarão neste sábado, às 16h, na Vila Belmiro. O primeiro confronto do ano entre a equipe do Morumbi, vice-líder do Brasileiro, e o quarto colocado, o time do litoral, trará à tona conflitos que acirraram a rivalidade entre os clubes nos últimos anos.

O desentendimento, iniciado em 2002 quando o Santos despontou para o título nacional e eliminou o favorito São Paulo, ganhou eco nas vozes de dirigentes das duas agremiações.

Desde que o meia Diego fez troça aos rivais e comemorou um gol pisando no símbolo são-paulino no Morumbi, a relação só se deteriorou. Em campo, os santistas também tiraram, com duas vitórias, o rival da disputa pelo título do Nacional no ano passado.

No mesmo ano, o São Paulo, em um empate suspeito com o Santo André, limou o clube da Vila Belmiro da disputa pelo Estadual, cuja conquista virou obsessão para o presidente Marcelo Teixeira.

Em pouco tempo, os duelos no gramado se transformaram em troca de insultos de lado a lado e disputa ferrenha por dinheiro, poder e jogadores.

O Santos acusa o São Paulo de ser o artífice do veto ao clube para receber cota maior da TV pelos direitos do Brasileiro. O São Paulo reclama que o rival ajudou a enterrar os torneios regionais.

A queda-de-braço por atletas também ajudou a apimentar o clima. No Morumbi, no ano passado, já era dada como certa a contratação de Ricardo Oliveira, que se apresentou na Vila Belmiro.

O assédio ao volante Renato por parte do São Paulo levou o diretor santista Francisco Lopes a chamar os adversários de "bambis".

A ida do meia Ricardinho para o Santos também provocou a ira dos são-paulinos, que consideraram a contratação uma provocação dos adversários.

O episódio mais recente foi a contratação de César Sampaio pelo São Paulo. O volante também interessava ao adversário.

Neste sábado, ele estará em campo pela primeira vez pelo São Paulo, assim como Ricardinho enfrentará o ex-clube pela primeira vez.

"Toda essa situação ruim quem começou foi o São Paulo, que fez um motim contra a gente", declara Francisco Lopes.

"Não articulamos nada contra eles, mas o Santos foi contra a continuidade dos regionais. Por isso, vou continuar votando contra eles", afirmou o presidente são-paulino Marcelo Portugal Gouvêa, que ameaça não alugar mais o Morumbi para os rivais.

Se nos bastidores a guerra está equilibrada, na bola os santistas têm tido vantagem. O San-São deste sábado será o sexto desde o acirramento da rivalidade entre os clubes. A partir dali, em duelos sempre nervosos, foram quatro vitórias santistas e uma são-paulina.

"Eu peguei fases que não perdíamos do Santos de jeito nenhum. Mas ultimamente não temos conseguido ganhar", disse o goleiro Rogério, que participou de todos os confrontos.

Para piorar, os são-paulinos não contarão com seis titulares --Cicinho, Alexandre e Diego Tardelli, suspensos, Rodrigo, contundido, Luis Fabiano, na seleção, e Fábio Simplício, que foi afastado por estar negociando a renovação de seu contrato.

O "mistão" do técnico Cuca enfrentará um Santos embalado, que vem de cinco vitórias seguidas. "Não gosto de chorar o leite derramado. Gosto de dar moral para quem vai entrar. Não temos um time em condições de dar show. Por isso, vamos tentar vencer do jeito que dá", disse Cuca.

"Não é porque o São Paulo tem desfalques que somos favoritos. A responsabilidade de ninguém diminui. Lutaremos pela vitória, assim como eles", afirmou o santista Vanderlei Luxemburgo.

SANTOS
Tapia; Paulo César, André Luís, Domingos e Léo; Bóvio, Preto Casagrande, Elano e Ricardinho; Robinho e Deivid.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SÃO PAULO
Rogério; Gabriel, Fabão, Lugano e Fábio Santos; Alê, Renan, César Sampaio e Danilo; Vélber e Grafite.
Técnico: Cuca

Local: estádio da Vila Belmiro, em Santos
Horário: 16h
Juiz: Luís Marcelo Cansian (SP)

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o Santos no Brasileiro
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o São Paulo no Nacional
  • Leia mais notícias no especial do Brasileiro-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página