Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2004 - 17h31

"Vovó" da delegação olímpica brasileira tem status de celebridade em Natal

Publicidade

KLEBER TOMAZ
da Folha Online

Aos 40 anos, Maria Magnólia Figueiredo, mulher mais velha da delegação brasileira que vai aos Jogos Olímpicos de Atenas, divide com o velocista Vicente Lenílson e a atacante de vôlei Virna, que também estarão na Grécia, além do ex-jogador de basquete Oscar, o status de celebridade em Natal (RN), cidade onde nasceu.

Apesar de menos conhecida nacionalmente que os outros três esportistas potiguares --Lenílson nasceu em Currais Novos--, Magnólia, que conseguiu uma vaga na equipe de revezamento 4 x 400 m, é considerada ídolo do Estado.

Em número de participações olímpicas, ela só perde para Oscar, que defendeu o Brasil cinco vezes. Ela vai para sua quarta Olimpíada: esteve em Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996 --uma contusão a tirou de Sydney-2000.

"Isso acontece porque, ao contrário deles [Lenílson, Virna e Oscar], eu sou a única que mora em Natal", disse a atleta, que tem 29 anos de atletismo e declara ter criado uma identidade bastante forte com a cidade litorânea.

"Sou muito 'bairrista'. Não saio daqui por nada. Tanto que mesmo competindo por equipes de outros Estados minha residência fixa sempre foi aqui", disse Magnólia, que já competiu por Funilense, Pão de Açucar e Eletropaulo (São Paulo), Arpoador e Vasco (Rio) e Sogipa (Rio Grande do Sul).

"Mesmo depois de operada eu participei de competições regionais e isso me ajudou a me manter nos noticiários", revelou a corredora, que disse não ser amiga de nenhum dos outros ídolos do esporte de Natal.

"Só conversei com o Oscar e a última vez foi na Olimpíada de 92. Com a Virna foi em Atlanta, e com o Lenílson, em outubro do ano passado, quando ele veio aqui para a capital", disse a velocista, que em 1998 ganhou de presente do governador da época, Garibaldi Alves, uma pista de atletismo para treinar com o seu nome.

A pista pertence ao programa de esportes do Caic (Centro de Aprendizado Integrado à Criança) e fica no bairro de Lago Novo, em Natal.

Lá ela é treinada pelo marido, José dos Santos Figueiredo, 49, que concilia a função de técnico com a de presidente da Federação de Atletismo do Estado. "Eu também quero trabalhar com administração esportiva", disse Magnólia, que foi convidadada para comandar a futura secretaria de esportes de Natal, mas ainda não deu resposta.

Enquanto ainda pensa sobre seus planos para o futuro, Magnólia parece mesmo querer se dedicar por um bom tempo aos treinamentos e ainda colher os "louros" da fama.

"É melhor. Eu consigo até comer de graça em churrascaria pelo fato de ser conhecida", brinca a "vovó" da delegação de atletismo, que também é garota propaganda da Assec (Associação de Servidores da Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte), além de ter feito comercias para TV de um produtor de leite.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o atletismo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página