Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2004 - 19h27

Adriano coroa título do Brasil sendo artilheiro da Copa América

Publicidade

da Folha Online

O atacante Adriano coroou a conquista do título da Copa América, ganho neste domingo após vitória por 4 a 2 nos pênaltis sobre a Argentina (empate por 2 a 2 no tempo normal), terminando o torneio, disputado no Peru, como o artilheiro da competição --sete gols.

Desde 1959, quando Pelé marcou oito gols pela seleção no torneio sul-americano, nenhum outro jogador havia sido artilheiro da Copa América (ou Sul-Americano de seleções) com mais de seis gols.

"Estou muito feliz por isso. Quero agradecer muito aos meus companheiros", disse Adriano à TV Globo, após o título.

O atacante, que joga na Inter de Milão, marcou seu sétimo gol neste domingo, quando empatou um jogo que parecia perdido, aos 48min do segundo tempo. "Fazer um gol foi muito emocionante, tirei a camisa, que não podia, e levei cartão amarelo", disse Adriano, que também deixou sua marca na cobrança de pênalti. O zagueiro Luisão, de cabeça, fez o primeiro gol brasileiro.

"Tenho agora de voltar para o meu clube e fazer boas partidas para voltar a seleção novamente", disse Adriano, que dos seis jogos que o Brasil fez na Copa América, só não balançou as redes na vitória contra o Chile (1 a 0), na estréia, e na derrota para o Paraguai (2 a 1), no final da primeira fase --Luis Fabiano marcou seus dois únicos gols nestes jogos.

Adriano começou a ganhar a confiança do técnico Carlos Alberto Parreira quando fez três gols na vitória por 4 a 1 sobre a Costa Rica, ainda na etapa classificatória da chave.

O atacante voltaria a marcar mais dois tentos na goleada por 4 a 0 sobre o México, já pelas quartas-de-final do torneio.

Na semifinal, Adriano garantiu o empate por 1 a 1 contra o Uruguai, que levou a decisão da vaga para a final para a decisão por pênaltis. O Brasil acabou ganhando a disputa por 5 a 3 --o atacante também deixou sua marca na cobrança.

Os argentinos Javier Saviola e Kily González, mais o uruguaio Carlos Bueno dividiram a vice-artilharia, todos com três gols.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Adriano
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o Brasil na Copa América
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre a Argentina na Copa América
  • Leia mais notícias no especial da Copa América-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página