Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2004 - 09h40

Após seis semanas parado, Guga busca ritmo de jogo em Toronto

Publicidade

FERNANDO ITOKAZU
da Folha de S.Paulo

Após seis semanas preocupado com a recuperação do quadril direito, Gustavo Kuerten começa nesta segunda-feira seu aquecimento olímpico.

O brasileiro estréia contra Robby Ginepri no Masters Series de Toronto, por volta das 21h, em seu primeiro torneio desde a queda em Roland Garros, em junho. Nesse período, Guga apostou no trabalho físico e na fisioterapia.

"Todos estão jogando há algumas semanas, com mais ritmo. Ganhar a primeira rodada seria importante para mim", diz Kuerten, que, antes da Olimpíada, ainda disputa o Masters Series de Cincinnati, na próxima semana.

Por causa de sua contusão no quadril, o brasileiro decidiu dar uma enxugada em seu calendário: até o final da temporada serão apenas mais quatro torneios --o Aberto dos EUA é o último.

"Não dá mais para ficar me desgastando, batendo na bola como maluco", afirmou Guga, após a eliminação em Roland Garros.

Como boicotou a Copa Davis e também abriu mão de alguns torneios para tratar da lesão antes do Aberto da França, Guga deve terminar o ano com 14 eventos. Nem em 2002, quando se submeteu à operação no quadril e ficou em recuperação por cerca de dois meses, Kuerten jogou tão pouco: 16.

Ao decidir enxugar seu calendário, ele adota a mesma estratégia do norte-americano Andre Agassi, 34. "O Agassi é um exemplo a ser seguido. Claro que ele tem muito mais títulos e golpes do que eu, mas é um cara que me inspira", afirmou o brasileiro.

Com essa tática, ele ficou fora pela terceira vez nos últimos quatro anos de Wimbledon, o mais tradicional torneio do mundo.

E usa eventos de Masters Series, conjunto de nove torneios que só perdem em importância para o Grand Slam, para pegar ritmo.

No início de seu aquecimento olímpico, Kuerten deu sorte e vai enfrentar Ginepri, 40º do ranking, que possui apenas um título no currículo e que foi derrotado por Guga na única vez em que se enfrentaram, no Torneio de Los Angeles, em 2001.

Como ocupa somente a 23ª colocação na lista da ATP, o brasileiro não é cabeça-de-chave em Toronto e poderia enfrentar na estréia tenistas como Roger Federer, Andy Roddick e Agassi.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Gustavo Kuerten
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página