Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2004 - 07h15

Contra o Juventude, São Paulo mostra 19ª cara no Brasileiro

Publicidade

EDUARDO ARRUDA
da Folha de S.Paulo

O São Paulo vai mudar, pela 19ª vez, sua cara no Brasileiro. Nesta quarta-feira, contra o Juventude, às 21h45, em Caxias do Sul, o time, de novo, terá uma formação diferente.

Nas 18 rodadas do torneio até agora, o técnico Cuca não repetiu uma vez sequer a equipe. A mutação, na verdade, é uma característica do treinador desde os tempos de Goiás no ano passado.

Mas, neste ano, ele foi obrigado a mudar mais até do que gostaria. Primeiro porque a equipe passa por um desmanche. Segundo porque é a campeã da indisciplina. E, por último, porque perdeu alguns contundidos e teve de ceder Luis Fabiano para a seleção.

"Com as mudanças eu ganho por um lado e perco de outro. Se perco em padrão de jogo, ganho em aptidão de grupo", diz Cuca.

Mesmo mudando sem parar, o São Paulo apresenta regularidade na tabela. Desde a terceira rodada, quando entrou na zona de classificação para a Libertadores, o clube só deixou o grupo duas vezes --na 11ª e 17ª rodadas.

Nesta quarta, enfrentará o Juventude, quinto colocado no Nacional, com 30 pontos. Na terceira posição, o São Paulo tem 31 pontos.

Caso perca, é grande a chance de deixar novamente a zona de classificação para o torneio continental. E foi justamente após a saída da Libertadores que os problemas de Cuca se intensificaram.

Antes da eliminação para o Once Caldas, o São Paulo trocava, em média, um ou dois atletas por jogo. Depois, as mudanças se tornaram mais freqüentes, e o número de jogadores substituídos de uma partida para outra subiu para 3,5.

O clube perdeu quatro atletas --Gustavo Nery, Marquinhos, Alexandre e Fábio Simplício-- e está se desfazendo de Rodrigo e Fabão, que não jogam nesta quarta.

Além disso, os comandados de Cuca explodiram no aspecto disciplinar. Até agora, foram 50 cartões amarelos e nove vermelhos.

Pela primeira vez nas últimas dez rodadas, o time não terá atletas suspensos. Mesmo assim, há desfalques: o goleiro Rogério, contundido, e o atacante Luis Fabiano, que só deve voltar ao clube na próxima semana.

Contra os gaúchos, quatro jogadores entrarão em campo pendurados --Cicinho, Fábio Santos, Grafite e Lugano.

Cuca colocará em campo uma formação com três zagueiros --Lugano, Flávio e Edcarlos, que volta ao time. A novidade é que Cicinho jogará como meia. Alê será o ala pelo setor direito.

"Ganhamos uma opção ofensiva importante. O Cicinho poderá chegar com mais facilidade e ajudar o time lá na frente", diz Cuca.

Na serra gaúcha, ele irá confrontar o terceiro time mais faltoso do torneio. Em seu estádio, o Juventude ainda não perdeu no Nacional --foram seis vitórias e três empates. O São Paulo, por sua vez, não vence como visitante desde 9 de maio, quando bateu o Coritiba. No estádio Alfredo Jaconi, os paulistas jamais venceram.

O time do técnico Ivo Wortmann, nova sensação do torneio, venceu seus últimos cinco jogos e amanhã, pela primeira vez, pode entrar na zona de classificação para a Libertadores-2005. Bruno e Lopes formarão o ataque gaúcho.

JUVENTUDE
Eduardo Martini; Índio, Naldo e Tiago; Jancarlos, Vânderson, Evandro, Donizete Amorim e Zé Rodolpho; Lopes e Bruno.
Técnico: Ivo Wortmann

SÃO PAULO
Roger; Flávio, Lugano e Edcarlos; Alê, César Sampaio, Cicinho, Danilo e Fábio Santos; Grafite e Rondón.
Técnico: Cuca

Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Horário: 21h45
Juiz: Clever Assunção Gonçalves (MG)

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o São Paulo no Brasileiro
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o Juventude no Nacional
  • Leia mais notícias no especial do Brasileiro-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página