Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2004 - 16h30

Alemanha espera mais de 50 medalhas e retorno ao terceiro posto em Atenas

Publicidade

da Folha Online

A Alemanha espera conquistar mais de 50 medalhas nos Jogos Olímpicos de Atenas, que começam na próxima semana. Com esse número, o país espera recuperar a terceira colocação no quadro de medalhas, que obteve em Atlanta-96. Em Sydney-2000, os alemães ficaram em quinto, atrás da China e da Austrália.

"A primeira colocação será disputada palmo a palmo entre Estados Unidos e Rússia, o mesmo que acontecerá no terceiro lugar entre China e Alemanha", previu Ulrich Feldhoff, alto dirigente da DSB (Confederação Alemã de Esportes).

"Esse é nosso prognóstico, feito sobre a base dos últimos Campeonatos Mundiais nas diferentes modalidades", explicou Feldhoff, presidente da divisão de esportes de competição da DSB. "Podemos alcançar o terceiro lugar, à frente de China e Austrália."

Em Sydney, a Austrália foi a quarta colocada, com 58 medalhas, duas a mais que a Alemanha. Para superar os australianos desta vez, os alemães apostam sobretudo na natação, um de seus pontos fortes, ao lado do remo, iatismo e ciclismo.

Na natação alemã, as principais estrelas são Franziska van Almsick, recordista mundial dos 200 m livre (com 1min56s64), e Hannah Stockbauer, vencedora dos 400 m livre, 800 m livre e 1.500 m livre no Campeonato Mundial de Barcelona, em 2003. Esta última prova, no entanto, não faz parte do programa olímpico.

As duas nadadoras não participaram dos Jogos em Sydney, e a Alemanha ficou com três bronzes. Em Atenas, prometem a história será diferente. "Quero o ouro em Atenas. Quer ser forte, quero me impor e ser, antes de tudo, positiva", afirmou Franziska van Almsick.

No hipismo, a Alemanha conta com Ludger Beerbaum, tetracampeão olímpico de saltos --foi campeão individual em Barcelona-92 e três vezes por equipes, em Seul-88, Atlanta-96 e Sydney-2000--, além da bicampeã européia de adestramento Ulla Salzgeber.

Por outro lado, a delegação alemã não poderá contar com vários de seus principais atletas em anos anteriores. Campeões olímpicos no ciclismo, Jan Ullrich e Robert Bartko não estão mais na equipe, assim como Heike Dreschler, bicampeã olímpica do salto em distância --em Barcelona-92 e Sydney-2000--, e Nils Schumann, campeão dos 800 m em Sydney, no atletismo, que se aposentaram.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página