Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2004 - 17h18

Brasil quebra escrita e fica sem medalha no 1º dia de finais em Atenas

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

O Brasil não conseguiu repetir as duas últimas Olimpíadas e não subiu ao pódio no primeiro dia de disputa com finais nos Jogos de Atenas, neste sábado. Tanto em Atlanta-1996 como em Sydney-2000, a natação foi a responsável pelo primeiro pódio do país.

Neste sábado, o país competiu na modalidade com Thiago Pereira, Lucas Salatta, Bruno Bonfim, Eduardo Fischer, Joanna Maranhão e o revezamento 4 x 100 m feminino (Flávia Delaroli, Renata Burgos, Tatiana Lemos e Rebeca Gusmão).

Joanna Maranhão foi quinta colocada na final nos 400 m medley, e Eduardo Fischer chegou até as semifinais no 100 m peito, mas nenhum deles conseguiu fazer valer a tradição da natação. Nas demais disputas, os brasileiros não conseguiram chegar às finais de suas provas.

Nas duas últimas edições, o Brasil contou com Gustavo Borges para ganhar uma medalha no primeiro dia. Em 1996, o nadador foi prata nos 200 m livre e, quatro anos depois, participou da conquista do bronze no revezamento 4 x 100 m livre, ao lado de Fernando Scherer, Carlos Jayme e Edvaldo Valério.

Dos seis esportes que distribuíram medalhas neste sábado na Olimpíada grega, o Brasil teve competidores em quatro --além da natação, judô, esgrima e ciclismo--, mas em todos os brasileiros falharam e não subiram ao pódio.

No judô (categoria ligeiro), os dois atletas do país perderam logo na primeira luta. No masculino (até 60 kg), Alexandre Lee caiu diante do armênio Armen Nazaryan, enquanto Daniela Polzin (até 48 kg) foi derrotada pela chinesa Feng Gao.

Também já está fora dos Jogos o esgrimista Renzo Agresta. Após ganhar em sua estréia no torneio de sabre do tunisiano Mohamed Rebai por 15 a 14, ele foi eliminado pelo ucraniano Vladimir Lukashenko, cabeça-de-chave número um e atual campeão mundial, por 15 a 10.

Na disputa da estrada do ciclismo, vencida pelo italiano Paolo Bettini, o catarinense Murilo Fischer foi o único representante do país que terminou a prova (62ª colocação), enquanto Luciano Pagliarini e Márcio May desistiram.

O Brasil também não foi bem no boxe, remo, tênis de mesa e tiro, esportes que não distribuíam medalhas hoje. Na categoria até 75 kg, o boxeador Glaucélio Abreu perdeu na estréia para o argelino Nabil Kassel, enquanto Washington Silva (até 81 kg) foi eliminado pelo azerbaijão Ali Ysmayilov também na luta inicial.

O mesa-tenista Hugo Hoyama foi outro eliminado na estréia --ele perdeu para o polonês Tomasz Krzeszewski por 4 sets a 0 na rodada inicial, enquanto Lígia Silva perdeu para a nigeriana Cecilia Otu por 4 sets a 1. O único que ganhou foi o cearense Thiago Monteiro, que bateu o iraniano Mohammedreza Akhlagh Pasand por 4 a 1.

No remo, a catarinense Fabiana Beltrame ficou em quarto lugar na sua bateria do skiff simples e terá disputar a repescagem, na segunda-feira. Também terá que disputar a repescagem Anderson Nocetti, que ficou em terceiro em sua eliminatória no skiff simples.

O atirador brasileiro Rodrigo Bastos terminou na 19ª posição no primeiro dia da fossa olímpica e ficou em situação difícil de passar à final --a definição acontece neste domingo.

Na vela, o melhor resultado foi obtido por Alexandre Paradeda e Bernardo Arndt na classe 470 --venceram a segunda regata e estão na vice-liderança da competição. Na finn, João Signorini aparece em décimo, com 24 pontos perdidos. Na 470 feminina, Fernanda Oliveira e Adriana Kostiw aparecem em 20º, com 35 pontos perdidos.

Nos esportes coletivos, o Brasil obteve duas vitórias e duas derrotas. Os dois triunfos vieram sobre o Japão com as seleções femininas de vôlei e de basquete. Já a equipe feminina de futebol perdeu para os Estados Unidos, enquanto a seleção masculina de handebol foi derrotada pela França.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o Brasil nos Jogos de Atenas
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página