Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2004 - 18h28

China termina na ponta do quadro de medalhas no 1º dia de finais

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

A China terminou na ponta do quadro de medalhas no primeiro dia de finais nos Jogos Olímpicos de Atenas (Grécia). O gigante asiático, que será sede da próxima edição, em 2008, em Pequim, conquistou seis insígnias neste sábado, sendo quatro de ouro, uma de prata e uma bronze.

Os chineses dominaram as finais do tiro e dos saltos ornamentais, vencendo as duas provas disputadas em cada modalidade. No tiro, Du Li foi campeã carabina de ar, enquanto Wang Yifu venceu na pistola de ar.

Nos saltos ornamentais, Guo Jingjing e Wu Minxia foram campeãs no trampolim sincronizado (3 m), enquanto seus compatriotas Tian Liang e Yang Jinghui chegaram ao ouro na plataforma sincronizada (10 m).

A China ganhou ainda um bronze na categoria até 48 kg do judô (vencida pela japonesa Ryoko Tani), com Gao Feng, e uma prata no levantamento de peso (ganha pela turca Nurcan Taylan), com Li Zhuo (até 48 kg).

A Austrália, que somou dois ouros na natação --Ian Thorpe (400 m livre) e no revezamento 4 x 100 m livre--, além de mais uma prata na natação e dois bronzes nos saltos ornamentais--, aparece em segundo.

O Japão, que também venceu a outra disputa do judô --Tadahiro Nomura (60 kg)--, e a Itália, com triunfos na estrada do ciclismo (Paolo Bettini) e no sabre da esgrima (Aldo Montano), somam dois ouros.

Os Estados Unidos ganharam apenas um ouro, com a estrela Michael Phelps nos 400 m medley, além de três pratas e um bronze. A Ucrânia (natação) e a Turquia (levantamento de peso) também ganharam ouro.

Ao todo, 21 países subiram ao pódio neste sábado na capital grega. O único pódio sul-americano foi obtido pela argentina Georgina Bardach nos 400 m medley, em prova vencida pela ucraniana Yana Klochkova.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre a China nos Jogos
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página