Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2004 - 12h09

Seleção masculina de vôlei evita zebra e estréia com vitória em Atenas

Publicidade

da Folha Online

Em um dia que começou com muitas zebras no vôlei masculino, a seleção brasileira, favorita ao ouro, também quase perdeu o "foco", ao ser derrotada no primeiro set pela Austrália, mas conseguiu se recuperar e venceu o jogo por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/19, 25/12 e 25/21, neste domingo, no ginásio da Paz e da Amizade, pelo Grupo B dos Jogos Olímpicos de Atenas.

Atuais campeões da Copa do Mundo, Liga Mundial e Campeonato Mundial, os jogadores brasileiros estrearam contra a fraca Austrália após perderem a invencibilidade que mantinham desde agosto de 2003 --no último jogo de preparação, a equipe perdeu um amistoso para a França.

A vitória deste domingo, no entanto, serviu para enterrar a polêmica sobre a premiação em caso de triunfo na Olimpíada. A discussão irritou o técnico Bernardinho às vésperas da estréia, que culpou a imprensa pelo que chamou de desvio do "foco" dos jogadores. Na oportunidade, ele acrescentou que se a seleção for mal, "vão dizer que estava pensando no dinheiro".

Para acabar com o impasse, Ary Graça Filho, presidente da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), divulgou que os dois times (masculino e feminino) irão receber R$ 1,14 milhão em caso de ouro.

O jogo

O Brasil, que começou o jogo com o levantador Ricardinho, o ponta Giba, o oposto André Nascimento, o meio-de-rede Gustavo, o líbero Escadinha, o ponta Dante (ganhou a briga com o capitão Nalbert, recuperado de cirurgia) e o meio André Heller, perdeu o primeiro set para os australianos por 25 a 23, em 25 minutos.

Os brasileiros se recuperaram nos sets seguintes. O time melhorou o saque e o bloqueio e venceu o segundo por 25 a 19, em 22 minutos.

Mais tranqüilos em quadra, os brasileiros não tiveram dificuldades para fazer 25 a 12 no terceiro set. Depois foi só manter o ritmo para fechar o quarto set e a partida em 25 a 21.

O Brasil volta a jogar na próxima terça, contra a Itália, às 15h30 (horário de Brasília). Na seqüência, pega ainda Holanda, Rússia e EUA.

Zebras

A zebra que quase aconteceu com a seleção brasileira não perdoou outra favorita, a Rússia, que perdeu da Holanda por 3 a 2 (25/23, 19/25, 17/25, 27/25 e 18/16).

No Grupo A, os azarões também deram as caras. Sérvia e Montenegro, atual campeã olímpica, perdeu para a Polônia por 3 sets a 0 (21/25, 17/25 e 16/25) e a Argentina fez 3 a 0 na França (25/15, 25/23 e 25/22).

Os quatro primeiros de cada um dos dois grupos passam às quartas-de-final, em mata-mata.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre a seleção masculina de vôlei
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página