Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2004 - 12h34

COI sugere distribuição gratuita de ingressos para aumentar público

Publicidade

da Folha Online

Preocupados com as imagens de atletas competindo em estádios quase vazios difundidas no mundo inteiro, dirigentes do COI (Comitê Olímpico Internacional) sugeriram aos organizadores dos Jogos Olímpicos de Atenas que distribuam entradas de graça, se necessário.

No sábado, por exemplo, a levantadora de peso Nurcan Taylan tornou-se a primeira mulher turca a conquistar a medalha de ouro olímpica, mas conseguiu o feito diante de poucos espectadores. Neste domingo, os norte-americanos Venus Williams e Andy Roddick estrearam no torneio de tênis com as arquibancadas quase vazias.

Os organizadores tentaram diminuir o problema, argumentando que estavam conscientes de que, no início dos Jogos, algumas modalidades teriam pouco público porque não são muito conhecidos na Grécia.

"À medida que os dias passarem, [a média de público] será muito, muito mais alta", declarou o porta-voz do Athoc (comitê organizador), Michalis Zacharatos. "Estamos muito satisfeitos com a venda de entradas."

Mas o COI sabe que os estádios vazios prejudicam a imagem dos Jogos. Em Seul-88, o espanhol Juan Antonio Samaranch, que era o presidente da entidade, pediu aos organizadores para resolver uma situação parecida e, em um prazo de 24 horas, o estádio olímpico estava cheio de estudantes e militares à paisana mobilizados especialmente para solucionar a situação.

Quatro anos atrás, nos Jogos de Sydney, os organizadores distribuíram entradas no início da Olimpíada, depois que o COI queixou-se da falta de espectadores nas arquibancadas.

Na tentativa de aumentar as vendas, foram abertos 35 novos pontos de venda de ingressos. Até o momento, foram vendidos 2,9 milhões de entradas, de uma meta inicial de 5 milhões de ingressos. Em Sydney, foram vendidos 9,5 milhões.

Em uma reunião com o Comitê Organizador neste domingo, os dirigentes do COI sugeriram medidas para aumentar o número de espectadores. Entre elas, distribuir entradas gratuitamente para os voluntários.

O atletismo começa na semana que vem e o COI quer o estádio Olímpico cehio para o esporte mais televisionado dos Jogos. A eventual eliminação do grego Kostas Kenteris, campeão olímpico dos 200 m rasos em Sydney, por faltar a um exame antidoping, é a grande preocupação, porque poderia fazer com que milhares de gregos deixassem de assistir às disputas.

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre venda de ingressos em Atenas
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página