Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2004 - 13h19

Japão quebra tabu e ganha 1º ouro olímpico na categoria até 66 kg do judô

Publicidade

da Folha Online

O Japão venceu neste domingo pela primeira vez em Olimpíadas a categoria até 66 kg do judô --disputada desde Atlanta-1996--, com a vitória de Masato Uchishiba, que venceu o eslovaco Jozef Krnac na final.

Em Atlanta, o campeão na categoria foi o alemão Udo Quellmalz, que bateu o japonês Yukimasa Nakamura na decisão. Em Sydney-2000, o turco Huseyin Ozkan levou o ouro ao vencer o francês Larbi Benboudaoud.

Até agora, os japoneses ficaram com o ouro em três das quatro disputas em Atenas. Ontem, Tadahiro Nomura foi tricampeonato olímpico na categoria até 60 kg, enquanto Ryoko Tamura Tani foi bi na até 48 kg.

A maior potência da modalidade só deixou escapar a vitória na categoria até 52 kg feminina. A representante japonesa Yuki Yokosawa perdeu na disputa do título, neste domingo, para a chinesa Xian Dongmei.

Com as duas medalhas de hoje, o Japão superou as 50 insígnias obtidas na história do judô em Olimpíadas. O país totaliza 26 primeiros lugares, 13 segundos e 13 terceiros desde a introdução da modalidade, em 1964.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre judô em Olimpíadas
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página