Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2004 - 19h35

Arremesso de peso leva Jogos de volta a Olímpia

Publicidade

da Agência Folha

Quase 2.500 anos depois dos primeiros Jogos Olímpicos, a prova de arremesso de peso será disputada nas ruínas do antigo estádio de Olímpia, berço dos Jogos modernos.

"Só a Grécia conta com os símbolos que ligam os Jogos da Antigüidade com o seu ressurgimento, em 1896, e a Olimpíada atual", destaca Gianna Angelopoulos, presidente do comitê grego.

No estádio que abriga a prova na quarta-feira, a idéia de trazer uma prova olímpica para o local foi criticada pela Associação Grega de Arqueologia. Em contraposição, o Athoc (Comitê Organizador dos Jogos) garantiu que a área não será prejudicada. A prova acontece dois dias antes do início dos demais eventos do atletismo.

"Não faremos nenhuma intervenção que possa danificar o local. Não haverá placas, placar eletrônico ou luz artificial. Usaremos as condições ambientes e respeitaremos o caráter histórico de Olímpia", confirma Kotrotsos.

A atleta Elisângela Adriano será a representante brasileira na prova. As demais provas do atletismo serão realizadas no Estádio Olímpico, em Atenas, a partir de sexta-feira, mesmo dia da entrega das medalhas da prova do arremesso de peso.

Elisângela foi a primeira brasileira do atletismo a chegar a Atenas, na noite de sábado, dia 14, acompanhada do treinador João Paulo Alves da Cunha. Atual 11ª colocada no ranking mundial da prova, ela tem por objetivo disputar a final.

"Acredito que terei que arremessar acima de 18m50 para pegar uma das 12 vagas", disse a atleta, que está em Olímpia desde o domingo. Na final, as atletas têm direito a três arremessos e as oito primeiras colocadas fazem mais três tentativas na disputa pelas medalhas.

Prata nos Pan-Americanos de Santo Domingo e finalista do Mundial de Paris, Elisângela também está contente por competir no local que serviu de berço para o início dos Jogos. "É uma honra, um privilégio que deram para poucas pessoas", diz a atleta, dona do recorde sul-americano desde 2001 (19m30), que também competirá no arremesso do disco, dia 20.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Elisângela Adriano
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página