Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2004 - 05h31

Judoca Vânia Ishii perde por ippon na primeira rodada em Atenas

Publicidade

da Folha Online

Com menos de um minuto de luta, a judoca brasileira Vânia Ishii foi derrotada nesta terça-feira pela belga Gella Vandecaveye, por ippon (pontuação máxima), logo na primeira luta da categoria meio-médio (63 kg). Como a rival não atingiu as semifinais, a brasileira não irá disputar nem mesmo a repescagem.

Com isso, o Brasil segue sem jamais ter conseguido um pódio no judô feminino na história dos Jogos. A última esperança brasileira entre a mulheres em Atenas é a meio-pesado (até 78 kg) Edinanci Silva, que estréia na quinta-feira.

No masculino, o judô brasileiro acumula 11 medalhas e aparece como terceiro esporte que mais rendeu pódios ao país em todos os tempos.

Derrotada nesta terça, a lutadora paulista, filha de Chiaki Ishii, primeiro medalhista olímpico do país na modalidade, havia vencido Vandecaveye por ippon, na repescagem, no Mundial de Osaka-2003.

A belga, no entanto, foi responsável pela eliminação da judoca paulista nos Jogos de Sydney-2000.

Vandecaveye soma em sua carreira o título do Mundial de Munique-2001 e a prata em Birmingham-1999, além do bronze na Olimpíada-2000. Na antiga categoria 61 kg, ela foi prata na Olimpíada de Atlanta-96.

A IJF (Federação Internacional de Judô) apontava a belga, ao lado da francesa Lucie Decosse, da espanhola Sara Alvárez e da cubana Driulis González, como uma das candidatas ao ouro na capital grega.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Vânia Ishii
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página