Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2004 - 09h08

Leandro Guilheiro competiu com contusões para conquistar 1ª medalha do Brasil

Publicidade

da Folha Online

O judoca brasileiro Leandro Guilheiro, 21, que na segunda-feira conquistou o bronze entre os leves (até 73 kg) nos Jogos Olímpicos de Atenas, teve que superar, além dos adversários, problemas de contusão para conseguir a primeira medalha do Brasil na capital grega.

Leandro competiu com uma lesão no quadril parecida com a do tenista Gustavo Kuerten --eliminado ontem na estréia pelo chileno Nicolás Massú. Além disso, tinha uma fratura a mão esquerda --por isso a bandagem usada ontem.

Apesar de ter conseguido superar as dores, o judoca pretende agora parar por um ou dois meses para tratar os problemas. Só depois vai iniciar a preparação para o Campeonato Mundial do ano que vem.

De segunda para terça-feira, o primeiro medalhista brasileiro em Atenas conseguiu descansar pouco. Conseguiu dormir às somente às 2h30 (horário local), depois de falar ao telefone com a mãe (Regina), o pai (Geraldo) e a irmã (Joyce), além de conceder inúmeras entrevistas.

Acordou sentindo os efeitos do esforço que fez nas sete lutas (seis vitórias e uma derrota) até chegar á medalha. "Dormi mal a noite. Estou sentindo dores no corpo, em função do desgaste das lutas", disse nesta terça, em entrevista coletiva.

Judoca mais novo da equipe brasileira, com 21 anos, Leandro disse que ainda não se deu conta de seu feito. "A ficha ainda não caiu. Acho que isso só vai acontecer quando eu retornar ao Brasil. A sensação que tenho agora é de alívio. De ter acabado toda a pressão que vem desde antes da conquista da vaga para Atenas. Quando chegar em casa é que vou sentir mesmo toda a felicidade pela conquista da medalha", revelou o atleta, que apesar de jovem demonstrou confiança.

"Vim aqui para uma guerra. Por isso, não participei da cerimônia de abertura dos Jogos, embora reconheça que a competição represente a união entre os povos."

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Leandro Guilheiro
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre judô em Atenas
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página