Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2004 - 08h53

Eliminado em Atenas, Honorato teve trajetória oposta em Sydney

Publicidade

FÁBIO FLEURY
da Folha Online

Favorito à medalha de ouro na categoria médio (até 90 kg) do judô nos Jogos Olímpicos de Atenas, o brasileiro Carlos Honorato teve trajetórias totalmente opostas nas duas últimas Olimpíadas. Ele foi eliminado da disputa por medalhas nesta quarta-feira, ao perder na repescagem para o australiano Daniel Kelly.

Honorato conquistou uma vaga para os Jogos de Sydney-2000 de maneira controversa. Nas eliminatórias nacionais, ele foi derrotado por Edelmar Zanol. Entretanto, ele tornou-se titular da equipe após o corte do adversário, decisão tomada pelo departamento do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Zanol protestou e tentou mostrar que tinha condições físicas de disputar a Olimpíada na Austrália, mas não teve sucesso. Confirmado como titular, Honorato foi a surpresa da competição, perdendo apenas na decisão do ouro para o holandês Mark Huizinga. Assim, de reserva contestado ele se tornou herói com a medalha de prata.

Depois da conquista, o brasileiro tornou-se um dos principais nomes da categoria, mas não conseguiu conquistar nenhum título de destaque. Seus principais resultados internacionais foram duas medalhas de bronze, uma no Mundial de Osaka (Japão) e outra nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (República Dominicana), ambas no ano passado.

Mesmo assim, Honorato foi a Atenas como um dos favoritos, apontado como um dos principais candidatos à medalha de ouro por especialistas, inclusive pelo site oficial da FIJ (Federação Internacional de Judô) e por ele próprio.

"Se já fui prata, não posso me contentar com nada menos do que o ouro. Do jeito que estou, acho que vou ser campeão mesmo. Mas qualquer medalha que vier será um grande resultado", afirmou o judoca na terça-feira.

As derrotas para o britânico Winston Gordon (quartas-de-final) e o australiano Daniel Kelly (primeira luta da repescagem) acabaram com o sonho do brasileiro. Assim, Honorato, que começou a carreira olímpica como uma surpresa com medalha, deixará Atenas como um favorito que não viu o pódio.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Carlos Honorato
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre judô em Atenas
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página