Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2004 - 09h54

Após polêmica, velocistas gregos desistem dos Jogos de Atenas

Publicidade

da Folha Online

Pivôs do principal escândalo dos Jogos Olímpicos de Atenas, os velocistas gregos Kostas Kenteris e Ekaterini Thanou anunciaram nesta quarta-feira que não disputarão o torneio. Na última quinta, os dois se envolveram em um misterioso acidente de motocicleta, um dia antes da abertura dos Jogos, e faltaram a um exame antidoping.

Em suas declarações, Kenteris, atual campeão olímpcio dos 200 m rasos, tentou passar a responsabilidade para o técnico Christos Tsekos, que não teria avisado a dupla da necessidade de ir à Vila Olímpica realizar o antidoping.

A versão do técnico é de que ele teria telefonado para os dois, que estavam na casa de Kenteris, para informar do exame surpresa. No caminho para a Vila Olímpica, eles teriam sofrido o acidente de moto.

"Declarei todos os fatos, que mostram que eu sou inocente. Nunca fui informado de que teria que passar pelo exame na Vila Olímpica", afirmou Kenteris.

Thanou, vice-campeã olímpica dos 100 m rasos, lamentou ter que sair dos Jogos. "É muito difícil para um atleta desistir de uma Olimpíada, especialmente quando ele está em sua casa", disse.

Inicialmente, Kenteris e Thanou, que deixaram o hospital na terça, teriam audiência com o COI (Comitê Olímpico Internacional) na última sexta. Como estavam internados, a reunião foi adiada para segunda-feira e depois para esta quarta, respectivamente.

O COI anunciou que não punirá os gregos, já que ambos desistiram de disputar a Olimpíada. A responsabilide pelas investigações e pela possível sanção será da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo).

Pelas regras da federação, atletas podem ser suspensos por dois anos se faltarem a três exames no período de 18 meses. Kenteris e Thanou estão sendo investigados por duas ausências desde julho --existe ainda um possível terceiro caso.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o caso
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página