Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2004 - 10h31

Judoca iraniano que se recusou a lutar contra israelense escapa de punição

Publicidade

da Folha Online

O judoca iraniano Arash Miresmaeili, bicampeão mundial da categoria meio-leve (até 66 kg), não vai ser punido por não ter participado dos Jogos Olímpicos de Atenas. A informação foi anunciada nesta quinta-feira pela FIJ (Federação Internacional de Judô).

Miresmaeili enfrentaria o israelense Ehud Vaks na primeira rodada do torneio olímpico, mas negou-se a enfrentar o rival --o governo de seu país não reconhece Israel como Estado e é solidário à causa palestina.

Oficialmente, Miresmaeili teria se apresentado acima do peso para a disputa e foi eliminado --71 kg, cinco acima do máximo permitido para sua categoria.

A ausência do lutador por motivos políticos seria contrária aos ideais olímpicos e poderia trazer sanções ao atleta e à equipe do Irã. O presidente do Irã, Mohammad Khatami, elogiou publicamente o judoca por sua posição política.

Entretanto, fontes da FIJ disseram que a explicação oficial da delegação iraniana era de que o lutador teve problemas digestivos ao chegar a Atenas e não conseguiu perder o peso necessário a tempo. Por isso, a entidade informou ao presidente da federação iraniana que não puniria ninguém no caso.

Miresmaeili não fez nenhum comentário em público além do que foi informado pela agência iraniana, mas vários outros judocas acreditam que ele foi retirado da disputa contra sua vontade. O iraniano, 23, é o atual bicampeão mundial da categoria meio-leve. Ele venceu os Mundiais de Munique-01 e Osaka-03.

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Arash Miresmaeili
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o judô em Olimpíadas
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página