Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2004 - 11h48

Polícia grega contesta versão de atletas gregos sobre acidente

Publicidade

da Folha Online

Investigadores da polícia grega que estão averiguando o misterioso acidente de moto que os velocistas Kostas Kenteris e Ekaterini Thanou, maiores estrelas do atletismo do país, sofreram na véspera da abertura dos Jogos de Atenas levantaram dúvidas quanto à versão dos atletas sobre a suposta queda em uma avenida na zona sul da capital da Grécia.

Devido ao acidente, os dois deixaram de comparecer a um exame antidoping surpresa na Vila olímpica na última quinta. Eles foram internados e somente ontem tiveram audiência com o COI (Comitê Olímpico Internacional). Acabaram desitindo de disputar os Jogos, e provavelmente serão punidos pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo).

Kenteris é atual campeão olímpico dos 200 m rasos, e Thanou, medalha de prata nos 100 m rasos em Sydney-2000.

Os investigadores teriam encontrado diversas contradições nas versões dos atletas e das testemunhas sobre o acidente.

Uma mancha de óleo, citada pelos velocistas, teria causado a queda, mas não foi encontrada pela perícia. Além disso, a moto de Kenteris, encontrada na casa do atleta, não tem marcas de acidente.

Por esses motivos, um promotor público de Atenas iniciou uma investigação criminal nesta semana para tentar elucidar o caso, que teve grande repercussão no país, por se tratar de dois ídolos nacionais.

"O que foi investigado foi um padrão de desinformação", afirmou François Carrard, porta-voz do Comitê Disciplinar dom COI. "É muito incomum que dois medalhistas estejam na mesma motocicleta numa noite de quinta-feira quando todos estão tentando confirmar seu paradeiro."

Segundo dirigentes gregos, os dois atletas estavam na casa de seu técnico, Christos Tzekos, quando foram avisados que eram procurados na Vila Olímpica para fazer o exame-surpresa. No caminho, enquanto estavam na moto de Kenteris, os dois derraparam e caíram.

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o caso
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página