Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2004 - 20h57

González e Massú superam cansaço e ganham no tênis 1º ouro olímpico do Chile

Publicidade

da Folha Online

Foi uma verdadeira maratona, mas os chilenos Nicolás Massú e Fernando González venceram a final do torneio de duplas do tênis dos Jogos Olímpicos de Atenas (Grécia). Os tenistas conquistaram o primeiro ouro sul-americano nesta Olimpíada e o primeiro de seu país em todos os tempos ao baterem os alemães Rainer Schüttler e Nicolas Kiefer por 3 sets a 2, com parciais de 6/2, 4/6, 3/6, 7/6 (9/7), 6/4.

A decisão só foi terminar quase às 3h locais, depois de três horas e 43 minutos de jogo. Dos quatro tenistas que disputaram a final, ninguém precisou se superar mais do que Fernando González.

Depois de conquistar o bronze na chave de simples, em uma partida que durou três horas e meia, com 30 games no set decisivo, ele superou o cansaço e sacou para o último ponto do jogo, em uma devolução errada dos alemães.

Depois de três sets disputados e perdendo por 2 a 1, foi no quarto set que a vontade dos chilenos começou a aparecer. Os alemães tinham o jogo na mão no tie-break, quando venciam por 6 a 2. Massú e González salvaram, um a um, todos os quatro match points adversários e conseguiram fechar em 9 a 7, levando o jogo para o quinto e decisivo set.

O quinto set registrou um verdadeiro festival de quebras, com os tenistas cansados demais para sacar forte. Logo no primeiro game, os chilenos quebraram o saque dos alemães, mas cederam em seguida. Schüttler e Kiefer confirmaram seu serviço no terceiro game, quebraram o serviço dos chilenos no quarto, mas voltaram a ceder a quebra no quinto.

Massú e González venceram o sexto e o sétimo games --com saque dos alemães-- e abriram vantagem de 4 a 3. Quando os chilenos pareciam ter o jogo nas mãos, eles voltaram a desperdiçar um game de serviço e cederam o empate.

Logo em seguida, no entanto, eles voltaram a quebrar o saque dos alemães e, na décima série do quinto set, depois de mais de sete horas jogando em um só dia, Fernando González foi para o saque e confirmou, conquistando o primeiro ouro da história do Chile em Olimpíadas.

Massú, por sua vez, volta à quadra menos de 12 horas depois da maior conquista de sua carreira. Ele disputa, a partir das 17h locais (11h em Brasília), a decisão do torneio de simples, contra o norte-americano Mardy Fish.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Fernando González
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Nicolás Massú
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página