Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2004 - 16h14

Jadel Gregório fica só em quinto na final do salto triplo, e sueco ganha ouro

Publicidade

da Folha Online

Uma das esperanças do atletismo brasileiro nos Jogos Olímpicos de Atenas (Grécia), o paranaense Jadel Gregório terminou neste domingo apenas em quinto lugar na final da prova do salto triplo.

Gregório, que tinha como melhor marca no ano --17,72 m, obtida no Troféu Brasil--, conseguiu como melhor salto 17,31 m --17 centímetros atrás do terceiro colocado na final, o russo Danila Burkenya.

O ouro ficou com o favorito sueco Christian Olsson, que saltou 17,79 m logo em sua segunda tentativa. O atleta nórdico tinha sido campeão mundial da prova no ano passado, em Paris (FRA), com 17,72 m.

O romeno Marian Oprea, que obteve a marca de 17,55 m logo no primeiro dos seis saltos, conquistou a prata. O cubano Yoandri Betanzos, que atingiu 17,47 m na segunda tentativa, ficou em quarto lugar na final.

Nesta temporada, Olsson dominou as principais competições disputadas, tendo ganhado ouro nas quatro etapas da Liga de Ouro realizadas --Bergen (NOR), Roma (ITA), Paris (FRA) e Zurique (SUI).

Em duas das conquistas do sueco (em Bergen e Paris), Gregório tinha sido prata. No Mundial-2003, o brasileiro também finalizou em quinto, com 17,11 m --15 centímetros atrás de Leevan Sands (BAH), terceiro.

Com o resultado, Gregório não conseguiu resgatar a tradição brasileira no salto triplo em Olimpíadas. Até hoje, o país ganhou seis pódios nesta prova, a metade obtida em toda história pelo atletismo nos Jogos.

O primeiro destaque do país foi Adhemar Ferreira da Silva, que foi bicampeão olímpico em 1952 e 1956. Nelson Prudêncio foi prata em 1968 e bronze em 1972, enquanto João do Pulo levou bronze em 1976 e 1980.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Jadel Gregório
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página