Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2004 - 17h32

Norte-americano Justin Gatlin surpreende e vence final dos 100 m rasos

Publicidade

da Folha Online

Não Maurice Greene, nem Asafa Powell. O homem mais rápido dos Jogos de Atenas é o norte-americano Justin Gatlin. O velocista foi a grande surpresa deste domingo, vencendo a final dos 100 m rasos, principal prova do atletismo, com o tempo de 9s85.

A marca de Gatlin foi apenas um centésimo mais lenta que o recorde olímpico do canadense Donovan Bailey, estabelecido em Atlanta-96. A diferença foi a mesma entre Gatlin e o nigeriano naturalizado português Francis Obikwelu, que levou a prata com 9s86, e entre este e Greene, campeão da prova em Sydney-2000, que conquistou o bronze com 9s87.

O jamaicano Asafa Powell, considerado um dos favoritos, terminou na quinta colocação, com 9s94. Ele ficou atrás de outro norte-americano, Shawn Crawford, que ficou em quarto, marcando 9s89.

Numa das provas mais equilibradas em todos os tempos, o esperado duelo entre Greene e Powell acabou restrito às séries classificatórias.

Na decisão, quem brilhou foi Justin Gatlin, cujo melhor resultado internacional era o título mundial dos 60 m rasos no Mundial indoor de Birmingham (Inglaterra), no ano passado.

O brasileiro Vicente Lenílson disputou a segunda bateria das semifinais e terminou na oitava colocação, ao terminar com 10s28. O vencedor da bateria foi Asafa Powell, que marcou 9s95, seguido por Maurice Greene e Francis Obikwelu, que empataram na segunda colocação, com 9s97.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Justin Gatlin
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Francis Obikwelu
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página