Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2004 - 06h33

COI confirma cassação do ouro de arremessadora russa por doping

Publicidade

da Folha Online

O COI (Comitê Olímpico Internacional) oficializou nesta segunda-feira a cubana Yumileidi Cumbá como campeão olímpica no arremesso de peso. Ela, que havia ficado na segunda posição, herdou o título após a russa Irina Korzhanenko ter sido pega no exame antidoping, perdendo a medalha de ouro.

Korzhanenko havia entrado para história na última quarta-feira como a primeira mulher condecorada com a medalha de ouro em Olímpia, berço dos Jogos.

Somente as competições de arremesso de peso dos Jogos-04 foram realizadas na cidade, que abrigava a Olimpíada da era Antiga, há mais de 1.600 anos --na época, mulheres não competiam.

A cassação foi confirmada pela porta-voz do COI Giselle Davies. Ela declarou que a Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) "modificou os resultados originais após a confirmação do doping da atleta russa", que foi excluída do Jogos Olímpicos de Atenas.

Com a decisão do COI, a medalha de prata ficou com a alemã Nadine Kleinert, que havia feito a terceira melhor marca. O bronze foi para a russa Svetlana Krivelyova.

Esse é o segundo caso em Atenas em que um atleta perde a medalha por causa de doping. No domingo, o COI decidiu retirar o bronze conquistado pelo halterofilista grego Leonidas Sampanis na categoria até 62 kg.

A medalha de bronze foi entregue ao venezuelano Israel Rubio, que conseguiu o primeiro pódio de seu país.

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Yumileidi Cumbá
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Irina Korzhanenko
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre arremesso de peso em Atenas
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página