Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2004 - 07h49

Ricardo Winicki vai mal na regata final e deixa escapar medalha na mistral

Publicidade

da Folha Online

O brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, que liderava a classe mistral da vela e precisava de um terceiro lugar na regata final, nesta quarta-feira, para levar o ouro, terminou a 11ª corrida apenas na 17ª colocação e não conseguiu nem mesmo a medalha de bronze --se terminasse uma posição à frente, garantiria o terceiro lugar.

O israelense Gal Fridman, até então vice-líder da classificação geral, chegou em segundo lugar na regata e acabou sagrando-se campeão, com 42 pontos perdidos --primeira medalha de ouro na história de Israel.

O grego Nikolaos Kaklamanakis, campeão em Atlanta-96, que acendeu a pira olímpica na cerimônia de abertura, chegou na décima colocação e conseguiu a prata (52 pontos). Vencedor da regata final, o britânico Nick Dempsey levou o bronze, com apenas um ponto perdido a menos do que o brasileiro (53 contra 54).

"O que aconteceu aqui serve como força. Em Winnipeg [Pan], perdi o ouro e fiquei com a prata e, em Santo Domingo, ganhei o ouro. Em 98, o Brasil perdeu a Copa do Mundo. Em 2002, ganhou e o Ronaldinho foi o artilheiro. Pior é quem perde e sai fora. Vou continuar a velejar. Ainda tenho dois ou três Jogos Olímpicos pela frente. E os Jogos Pan-americanos do Rio-2007 e os Jogos de Pequim-2008 são as metas principais e mais próximas", afirmou o brasileiro.

Vencedor da quarta e da décima regatas, Bimba chegou para a última corrida com 37 pontos perdidos, três de vantagem para Fridman e cinco para Kaklamanakis.

Seguindo a estratégia que tinha planejado, o brasileiro tentou marcar o israelense no início, mas o rival conseguiu escapar. Depois, Bimba ainda tentou marcar o grego, na esperança de garantir pelo menos a prata, mas também não conseguiu segurar o adversário.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Ricardo Winicki
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página