Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2004 - 15h43

Brasil enfim confirma favoritismo e conquista 1º ouro masculino no vôlei de praia

Publicidade

da Folha Online

Hegemônico no Circuito Mundial, o Brasil finalmente conseguiu conquistar seu primeiro ouro olímpico no vôlei de praia masculino nesta quarta-feira, ampliando para duas as conquistas de medalhas douradas do país nos Jogos de Atenas. Ricardo e Emanuel confirmaram seu favoritismo na final e bateram os espanhóis Javier Bosma e Pablo Herrera por 2 sets a 0, com parciais foram de 21/16 e 21/15.

Atual bicampeã do Circuito Mundial, a dupla brasileira jogou pressionada para redimir o desempenho do país na capital grega, depois de Adriana Behar e Shelda terem perdido a decisão para as norte-americanas Misty May e Kerri Walsh, na terça.

Uma nova derrota repetiria as duas pratas de Sydney-2000 e representaria o pior desempenho nacional nos Jogos desde que o esporte foi incluído, em Atlanta-96. Nos EUA, o país conquistou o ouro e a prata no feminino. Na Austrália, há quatro anos, além das duas pratas, veio também um bronze com as mulheres.

Nesta quarta, os brasileiros começaram bem a partida e dominaram os adversários. Apesar de não abrir grande vantagem, eles estiveram sempre à frente no placar, graças em grande parte ao bom saque de ambos.

A supremacia aumentou na segunda parcial, e Ricardo e Emanuel não deram chances aos espanhóis, atuando bem tanto no ataque quanto na defesa.

Além da pressão para melhorar o rendimento da modalidade em Atenas, Ricardo e Emanuel entraram em quadra nesta quarta em busca da redenção de seus desempenhos pessoais.

Ricardo perdeu a final em Sydney jogando ao lado de Zé Marco. Emanuel, seis vezes vencedor do Circuito, com diferentes parceiros, fracassou em suas duas primeiras tentativas olímpicas.

"Isso é para todos os brasileiros. [A medalha] chegou na hora certa. Nós dois já tivemos parcerias anteriores vitoriosas, mas este momento é especial", comemorou Ricardo.

"Vocês não sabem a alegria que é carregar essa medalha no peito", festejou Emanuel.

A vitória sobre os espanhóis, além de colocar o Brasil em destaque no cenário internacional do vôlei de praia masculino também em termos de Olimpíada, serviu como revanche para a dupla nacional.

O único título conquistado por Bosma e Herrera, que formaram parceria há pouco mais de um ano, foi conquistado justamente sobre os brasileiros, na etapa da China do Circuito Mudial-2004. O placar neste ano apontava 2 vitórias a 0 para os espanhóis.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Ricardo e Emanuel
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Bosma e Herrera
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página