Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2004 - 18h04

Brasil vai à semifinal do vôlei masculino pela 1ª vez desde Barcelona-92

Publicidade

da Folha Online

Pela primeira vez desde que conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Barcelona-92, a seleção brasileira masculina de vôlei está de volta a uma semifinal olímpica. O time comandado pelo técnico Bernardinho, que completou 45 anos nesta quarta-feira, derrotou a Polônia por 3 sets a 0 (parciais de 25/22, 27/25, 25/18), nas quartas-de-final da Olimpíada de Atenas.

Na semifinal, o Brasil terá pela frente o time dos EUA, que venceu a Grécia por 3 sets a 2. O time norte-americano foi o único a derrotar os brasileiros na primeira fase, na última rodada, por 3 a 1. A outra partida das semifinais será entre Rússia e Itália, que venceram, nesta quarta, as equipes de Sérvia e Montenegro e Argentina, respectivamente.

A Polônia começou o jogo forçando o saque e marcando muito bem o ataque brasileiro no bloqueio. O time de Bernardinho, no entanto, conseguiu equilibrar as ações, com bons saques de André Nascimento e o levantador Ricardinho aparecendo de surpresa para definir --ele marcou três pontos na parcial. Com isso, o time conseguiu fechar em 25 a 22.

O segundo set foi ainda mais complicado para o Brasil. A Polônia chegou a ter um set point antes que a equipe brasileira conseguisse virar e fechar com 27 a 25, em um bloqueio de Dante.

Na terceira parcial, a seleção brasileira abriu vantagem logo no início e, com tranqüilidade, conduziu o jogo para garantir sua vaga nas semifinais. No final, Bernardinho colocou o ponta Nalbert, o meio-de-rede Rodrigão e o oposto Ânderson, para dar ritmo. A equipe venceu por 25 a 18 e fechou a partida em 3 sets a 0.

O Brasil conquistou a medalha de ouro no vôlei masculino nos Jogos de Barcelona-92, com uma vitória por 3 sets a 0 sobre a Holanda na decisão. Desde então, a equipe não conseguiu mais se classificar para as semifinais olímpicas.

Nos Jogos de Atlanta, em 1996, o time dirigido pelo técnico Zé Roberto Guimarães terminou a primeira fase na primeira colocação, mas caiu nas quartas-de-final diante da Iugoslávia, por 3 sets a 2. Na disputa pelo quinto lugar, ainda derrotou a Argentina por 3 a 1 e Cuba por 3 a 0.

Em 2000, na Olimpíada de Sydney, a seleção masculina, que contava com vários dos titulares da equipe que está em Atenas, perdeu para a Argentina, nas quartas, por 3 sets a 1. Na repescagem, o time venceu Cuba por 3 sets a 2 e, na decisão do quinto lugar, perdeu por 3 sets a 0 para a holanda e ficou na sexta colocação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a seleção masculina de vôlei
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página