Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2004 - 12h22

Seleção feminina de basquete perde e vai tentar o bronze em Atenas

Publicidade

da Folha Online

A seleção brasileira feminina de basquete perdeu nesta sexta-feira para a Austrália, seu maior algoz nos últimos dez anos, por 88 a 75, nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Atenas, e está fora da disputa pela inédita medalha de ouro.

Tradicional "freguês" do time da Oceania, o Brasil viu sua sexta derrota nos últimos sete jogos válidos por Olimpíadas ou Mundiais contra o rival, que segue invicto na capital grega.

Na primeira fase, o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Barbosa já havia perdido feio para as adversárias, por 84 a 66, mas atuou com jogadoras reservas e assumiu que entregou o jogo para não cruzar com os EUA antes de uma eventual final.

As australianas foram também as responsáveis por tirar a equipe nacional da final em Sydney-2000 --o Brasil acabou ficando com o bronze na disputa com a Coréia do Sul.

Uma vitória nesta sexta valeria para o Brasil a segunda final olímpica em sua história. A última (e única) aconteceu em Atlanta-1996, quando o time de Hortência, Paula e Janeth, hoje a principal jogadora da equipe, perdeu para os EUA e ficou com a prata.

Nesta sexta, no entanto, Janeth, maior pontuadora da história dos Jogos Olímpicos, esteve mal na partida.

Na disputa pelo bronze, no sábado, às 8h (de Brasília), a equipe do técnico Antônio Carlos Barbosa vai enfrentar a Rússia, que nesta sexta perdeu para os EUA na outra semifinal por 66 a 62. As brasileiras perderam para as russas na primeira fase por 77 a 67.

O time norte-americano segue como franco favorito --busca o terceiro ouro seguido e está há dez anos sem perder uma partida em Olimpíadas ou Mundiais. A final será neste sábado, às 10h15 (de Brasília).

No jogo desta sexta, o Brasil começou melhor, com boa atuação da ala-armadora Iziane, mas permitiu a reação das australianas, principalmente por erros de ataque, e terminou o primeiro quarto em igualdade: 21 a 21.

O equilíbrio seguiu no início da segunda parcial. As brasileiras, no entanto, centraram muito o jogo na pivô Alessandra e seguiram com dificuldade no ataque. As australianas se aproveitaram e fecharam em vantagem, com 42 a 36.

No terceiro quarto, a Austrália manteve a vantagem durante todo o tempo, baseando seu jogo principalmente em Lauren Jackson. Sem Janeth em quadra durante boa parte do período, Alessandra e Iziane seguiram comandando a equipe brasileira, que acabou vendo as rivais fecharem em 63 a 56.

Na etapa final, a equipe da Oceania deslanchou e chegou a abrir 14 pontos. A equipe brasileira se perdeu em quadra e não chegou a ameaçar no placar, que no final apontava 88 a 75.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a seleção feminina de basquete
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página