Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2004 - 16h53

Seleção masculina de vôlei faz 1ª final olímpica desde Barcelona-92

Publicidade

da Folha Online

A seleção brasileira masculina de vôlei venceu nesta sexta-feira os Estados Unidos nas semifinais dos Jogos de Atenas, por 3 sets a 0, e classificou-se para uma decisão olímpica pela primeira vez desde Barcelona-1992, quando conquistou seu único ouro. As parciais foram de 25/16, 25/17 e 25/23.

Os norte-americanos eram os únicos que haviam vencido o time nacional na competição, ainda na primeira fase, quando o Brasil já estava classificado para os mata-matas e com o primeiro lugar no grupo garantido. Apesar situação atípica, os rivais deram declarações confiantes que mexeram com os brios dos brasileiros.

"Eles têm aquele ar de superiores. A gente conseguiu colocá-los no lugar deles. Mas falta uma barreira, A gente vai com tudo para tentar pular", disse o meio-de-rede André Heller, ao final do jogo desta sexta.

Com o resultado, a seleção brasileira fará na final um clássico contra a Itália, que nesta sexta bateu a Rússia na outra semifinal por 3 a 0.

Esta será a terceira vez em 40 dias que os dois tradicionais times estarão frente a frente. No último confronto, na primeira fase de Atenas, os brasileiros venceram por 3 a 2, em um jogo emocionante, com quase duas horas de duração.

Antes, no dia 18 de julho, as duas equipes decidiram o título da Liga Mundial, em Roma. Com uma vitória por 3 a 1, a seleção brasileira confirmou sua hegemonia --foi o quarto título do país na competição- e credenciou-se como principal favorita na Olimpíada.

"Agora é pensar na Itália. Vamos analisar a fita deles e tomar cuidado para não entrar nas artimanha dos italianos", afirmou o levantar Ricardinho.

O time brasileiro, atual campeão mundial --conquistou a competição em 2002, na Argentina--, já acumula 11 títulos com o técnico Bernardinho no comando.

Desde a chegada do treinador, em 2000, o time disputou 15 torneios (incluindo a Olimpíada de Atenas) e só não chegou à final de um (o Pan-03).

"Cada jogo para nós está sendo uma decisão. A Itália está jogando um grande voleibol e vai ser uma final difícil", analisou Bernardinho, que já fez uma final olímpica, mas como jogador --foi levantador reserva na equipe que levou a prata em Los Angeles-1984, perdendo a decisão para os EUA.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a seleção masculina de vôlei
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página