Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2004 - 20h26

Vanderlei Cordeiro rouba cena em almoço com Lula e premiê japonês

Publicidade

EDUARDO SCOLESE
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na Olimpíada de Atenas, transformou-se no protagonista de almoço realizado nesta quinta no Itamaraty entre as delegações do Brasil e do Japão.

Participaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi.

Vanderlei, que participou do almoço por iniciativa dos japoneses, foi citado tanto no discurso de Lula como no de Koizumi. Ambos leram textos preparados por suas assessorias.

Antes do almoço, Vanderlei posou para fotos ao lado de Lula, Koizumi e do vice-presidente brasileiro, José Alencar. Diante dos fotógrafos, Vanderlei repetiu as coreografias de sua chegada na maratona, em Atenas, simulando o que ficou chamado de "aviãozinho". Vanderlei estava de terno escuro e gravata vermelha.

Lula foi o primeiro a discursar. Logo nas saudações aos presentes, citou o nome do maratonista brasileiro. "Quero aqui fazer uma menção honrosa ao nosso querido Vanderlei Cordeiro de Lima, o nosso maratonista, que além de ganhar a maratona do Japão virou a personalidade da Olimpíada de Atenas", afirmou.

Em sua fala, o primeiro-ministro do Japão logo citou o maratonista. "Durante a cerimônia de boas-vindas, em frente ao Palácio do Planalto, ao ver a bandeira brasileira ondulando na haste de 100 metros de altura na Praça dos Três Poderes, lembrei-me da prova de maratona masculina no último dia da Olimpíada de Atenas. O atleta brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, após completar a prova, erguendo a bandeira brasileira acenava para os espectadores do Estádio Olímpico, os quais não pouparam aplausos."

A seguir, lembrou que a cena em que Vanderlei teve sua corrida interrompida pelo fanático religioso irlandês Cornelius Horan foi transmitida ao vivo no Japão, o que causou emoção no país.

"Essa cena foi transmitida ao vivo pela televisão japonesa, porque o atleta, apesar daquele incidente repentino, continuou e completou a prova risonho e cheio de alegria, criando um momento agradável e causando grande emoção entre os japoneses."

Koizumi, em seguida, disse que veio ao Brasil, pela primeira vez, com o objetivo de conhecer pessoas como Vanderlei. "Logo após esse episódio, venho ao Brasil pela primeira vez, entusiasmado com a expectativa de conhecer os brasileiros, tão fortes e alegres como aquele atleta", declarou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vanderlei Cordeiro de Lima
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página