Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2004 - 20h05

São Paulo cai diante do Grêmio no Sul e ajuda Cuca a quebrar tabu no Nacional

Publicidade

da Folha Online

Além de perder por 2 a 1 para o Grêmio, com dois gols anotados por Cláudio Pitbull, neste sábado, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, o São Paulo, que está há cinco jogos jogos sem vencer (Nacional e Sul-Americana), ajudou Cuca, ex-técnico são-paulino, a se tornar o primeiro treinador neste Campeonato Brasileiro a vencer sua ex-equipe.

De quebra, Cuca ainda quebrou a invencibilidade de Emerson Leão, que ainda não havia perdido no comando da equipe do Morumbi.

Até então, nenhum comandante havia conseguido bater seus antigos pupilos. De quebra, Cuca também ajudou o Grêmio a quebrar o jejum de dez jogos sem vencer pelo Brasileiro. A última vitória havia sido justamente sobre outro "grande" paulista, o Santos (3 a 1), no dia 4 de agosto, também em Porto Alegre.

Na última quarta-feira, o Grêmio já havia posto fim a uma outra série, a de 11 partidas sem vitórias, somando-se o Campeonato Nacional e a Copa Sul-Americana --venceu o clássico gaúcho diante do Internacional (2 a 1). O Grêmio também quebrou a série (desde 2002) de seis derrotas seguidas para o São Paulo.

Apesar do resultado positivo, Cuca ainda não conseguiu cumprir seu papel neste returno do Nacional, que é o de tirar o Grêmio da zona de descenso --a equipe foi para 32 pontos (21º), mas ainda está ameaçada de cair para a Série B no próximo ano. Os quatro últimos colocados caem.

Já o São Paulo, tropeçou após vir de quatro empates seguidos: 0 a 0 com Cruzeiro e Corinthians, ambos pelo Brasileiro, e dois empates por 1 a 1 contra o São Caetano, pela Copa Sul-Americana --competição em que se classificou para a disputa da fase semifinal nacional.

Atualmente sob o comando de Emerson Leão, o São Paulo permanece com 50 pontos, na sexta colocação, mas de fora da zona de classificação para a Libertadores, uma das metas do clube.

O jogo

Leão teve dificuldades para montar a equipe no jogo deste sábado. O treinador não pôde contar com os atacantes Grafite, suspenso, e Jean, contundido. Ele acabou escalando o meia Nildo, que teve a função de auxiliar Diego Tardelli, único atacante nato do São Paulo.

O time do Morumbi também entrou modificado na defesa. Rodrigo, suspenso, deu lugar a Alex, que formou a linha de defesa ao lado dos zagueiros Fabão e Lugano.

Apoiado pela torcida, o Grêmio pressionou o São Paulo desde o início. A primeira chance gaúcha para abrir o placar foi aos 30min do primeiro tempo, quando Claudiomiro recebeu em posição duvidosa e bateu de dentro da área, mas o goleiro Rogério salvou.

Dois minutos depois, o gol gremista amadureceu e veio numa cobrança de falta, convertida por Cláudio Pitbull, que chutou forte no canto esquerdo do goleiro são-paulino. "Foi um chute bonito, difícil de se pegar", justificou Rogério.

Pitbull ainda superaria Rogério mais uma vez, dessa vez, aos 39min do segundo tempo, depois de driblar o goleiro.

Mas, três minutos depois, o São Paulo diminui com o lateral Cicinho, depois de aproveitar um cruzamento de Júnior na área. No entanto já era tarde para buscar a igualdade.

O São Paulo volta a jogar na próxima terça-feira, quando receberá o Paysandu. Já o Grêmio joga no mesmo dia contra o Coritiba, fora de casa.

GRÊMIO
Márcio; Fábio Bilica, Claudiomiro e Baloy; Felipe Melo, Emerson, George, Fábio Pinto (Yan) e Marciano (Léo Inácio); Cláudio Pitbull (Roberto Santos) e Marcelinho
Técnico: Cuca

SÃO PAULO
Rogério; Fabão, Diego Lugano e Alex (Márcio); Cicinho, Alê (Ramalho), César Sampaio, Danilo, Nildo (Rondon) e Júnior; Diego Tardelli
Técnico: Emerson Leão

Gol: Cláudio Pitbull, aos 32min do primeiro tempo e aos 39min do segundo tempo; Cicinho, aos 42min do segundo
Cartões amarelos: Lugano, Fabão, Alex e Diego Tardelli (S); Emerson e Felipe Melo (G)
Juiz: Luiz Antônio Silva Santos (RJ)
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o São Paulo no Brasileiro
  • Leia o que já foi publicado sobre o Grêmio no Nacional
  • Leia mais notícias no especial do Brasileiro-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página