Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2004 - 23h59

Seleção brasileira vence a Venezuela e mantém a liderança das eliminatórias

Publicidade

da Folha Online

A seleção brasileira manteve a liderança das eliminatórias sul-americanas à Copa 2006, na Alemanha, ao golear a Venezuela por 5 a 2, na noite deste sábado, na cidade venezuelana de Maracaibo. Ronaldo e Kaká marcaram dois gols cada --Adriano anotou o quinto.

O resultado deste sábado confirmou a superioridade em relação ao rival. Em 16 jogos contra a Venezuela, o Brasil venceu todos. A Venezuela é o único país filiado à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que jamais venceu o Brasil.

O time de Carlos Alberto Parreira entrou em campo pressionado pelo resultado obtido pela Argentina, também neste sábado: 4 a 2 no Uruguai. Os argentinos atingiram 18 pontos. Com a vitória contra os venezuelanos, o Brasil chegou aos 19. A Venezuela tem 10.

Apesar da evolução do futebol venezuelano, que deixou de ser o saco de pancadas do continente e conseguiu resultados expressivos nas eliminatórias --venceu Colômbia e Uruguai, fora de casa--, o Brasil tratou desde o início de mostrar sua força.

Logo aos 6min, Kaká tabelou com Ronaldinho, recebeu a bola na frente e tocou na saída do goleiro Angelucci, marcando o primeiro gol do jogo.

Na base da pressão e do entusiasmo dos torcedores, os venezuelanos também deram um susto no Brasil, aos 20min. O meio-campista Arango arriscou de fora da área e exigiu boa defesa de Dida.

Mas, quando chegou novamente ao ataque, o Brasil foi mais eficiente. Aos 35min, após boa jogada de Ronaldo, Kaká pegou o rebote e marcou seu segundo gol na partida.

O Brasil começou arrasador na etapa final. Aos 4min, Ronaldo completou um cruzamento e ampliou. Dois minutos depois, em uma arrancada, o próprio Ronaldo marcou o quarto gol brasileiro na partida. Ronaldo é o artilheiro do torneio com nove gols.

Pouco depois, o Brasil perdeu o meio-campista Juninho Pernambucano, que sofreu contusão no tornozelo e deixou o campo na maca, substituído por Edu.

O quinto gol do Brasil foi marcado por Adriano, que havia entrado momentos antes no lugar de Kaká, aos 29min. A Venezuela diminuiu com Morán, impedido, aos 35min, e aos 46min.

Pelas eliminatórias, a seleção brasileira volta a campo na quarta-feira, quando enfrentará a Colômbia, em Maceió (AL). No dia seguinte, a Venezuela, novamente em casa, na cidade de San Cristóbal, receberá o Equador.

VENEZUELA
Angelucci, Vallenilla, José Rey, Cichero e Hernandez (Vielma); Vera (César Gonzalez), Rojas, Arango e Jimenez; Margiotta (Hector Gonzalez) e Morán.
Técnico: Richard Paez

BRASIL
Dida, Cafu, Juan, Roque Júnior e Roberto Carlos; Renato, Juninho Pernambucano (Edu), Zé Roberto e Kaká (Adriano); Ronaldinho e Ronaldo (Alex).
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Local: estádio José "Pachencho" Romero, em Maracaibo (VEN)
Árbitro: Carlos Chandia (CHI)
Cartões amarelos: Kaká
Gols: Kaká, aos 6min, e aos 35min do primeiro tempo; Ronaldo, aos 4min e aos 6min, Adriano, aos 29min, e Morán, aos 35min, e aos 46min da etapa final

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carlos Alberto Parreira
  • Leia o que já foi publicado sobre a seleção brasileira nas eliminatórias
  • Leia mais notícias no especial das eliminatórias
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página