Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2004 - 15h07

F-1 terá novo sistema de treinos de classificação para o Mundial-2005

Publicidade

da Folha Online

As equipes de F-1 aprovaram neste sábado mais uma mudança para a temporada 2005 da categoria. No próximo Mundial, os treinos classificatórios para o grid de largada serão disputados no sábado e no domingo, e não mais apenas no sábado.

Segundo o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Max Mosley, que divulgou a novidade pouco antes do treino que definiu a largada para o GP do Brasil, em Interlagos, a proposta foi aceita pela maioria na comissão formada pelos chefes de equipes, promotores e por Bernie Ecclestone, homem forte da categoria.

Pela nova regra, os pilotos poderão correr com pouca gasolina no sábado para conseguir as voltas mais rápidas possíveis --será mantido o sistema de uma única volta lançada. No domingo, os pilotos terão direito a mais uma volta rápida, mas a gasolina e os ajustes do carro terão que ser mantidos para o início da corrida. As posições no grid serão definidas pelo agregado dos tempos de sábado e domingo.

Os treinos livres de sexta-feira serão mantidos da mesma forma como acontecem atualmente.

Na sexta-feira, a FIA já havia anunciado um pacote de mudanças para as próximas temporadas, visando cortar gastos, aumentar a competitividade e a segurança.

Uma das mudanças mais significativas diz respeito aos motores. A partir do próximo Mundial, um mesmo motor terá que durar duas corridas, incluindo todos os treinos oficiais, e não apenas um, como hoje.

As equipes também terão que utilizar o mesmo jogo de pneus para os treinos de classificação e a corrida. Os pneus terão assim borracha mais dura, o que deve fazer com que os carros percam velocidade nas curvas.

Na parte aerodinâmica, os carros terão aumento na asa dianteira e diminuição do aerofólio traseiro, o que também deve contribuir para a diminuição da velocidade. 'Esta novidade permite também uma maior possibilidade de acertos', afirmou Enrique Bernoldi, piloto de testes da BAR, que já guiou o carro da equipe com algumas dessas configurações aerodinâmicas.

Para 2006, as equipes grandes terão que diminuir a potência dos motores. Serão usados propulsores V8 de 2,4 litros, em substituição aos atuais V10 de 3 litros. Até 2008, todas as equipes terão que fazer a modificação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Rubens Barrichello
  • Leia o que já foi publicado sobre Michael Schumacher
  • Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página