Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2004 - 21h10

Paysandu afasta volante que tem doença semelhante à do zagueiro Serginho

Publicidade

TIAGO ORNAGHI
da Folhapress

A diretoria do Paysandu afastou dos gramados, por tempo indeterminado, o volante Bebeto Campos, 30. O jogador teve diagnosticado um problema no músculo cardíaco que causa arritmia --uma deficiência semelhante àquela que causou a morte do zagueiro Serginho, do São Caetano.

No dia 27 de outubro, Serginho morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória em campo contra o São Paulo, no Morumbi.

O diagnóstico da doença em Bebeto Campos foi feito em uma clínica particular de Belém (PA), na semana passada.

A diretoria do clube ordenou que todos os jogadores fossem submetidos aos exames cardiológicos após o incidente com Serginho. De acordo com os médicos do clube, foi diagnosticado que o volante sofre de miocardiopatia.

A doença do músculo cardíaco torna o jogador suscetível a arritmias. De acordo com os médicos, em alguns casos, essas arritmias podem ser fatais.

Todos os jogadores do Paysandu passaram por uma bateria de exames depois da morte do jogador do São Caetano, há duas semanas. Os exames de todos os outros jogadores foram normais, apenas Bebeto Campos apresentou problemas.

O volante ainda passará por uma série de exames mais detalhados para determinar exatamente quais são as limitações de seu músculo cardíaco. Bebeto Campos nunca apresentou nenhum sintoma de doença no coração antes do exame.

Os próximos exames vão determinar se o jogador poderá continuar jogando futebol ou se precisará abandonar a carreira.

A equipe de médicos do clube, por medida de segurança, desaconselhou que o atleta jogasse antes que um quadro mais específico da situações fosse obtido.

Na sexta-feira, o departamento médico do Paysandu recebeu o diagnóstico sobre o problema com Bebeto Campos. Ele estava escalado para o jogo contra o Palmeiras, no sábado, mas foi barrado pelos médicos do clube. Na ocasião, foi dito que Bebeto Campos havia sofrido uma lesão na perna esquerda.

A informação de que o volante era cardíaco não foi repassada para os demais jogadores do time para não atrapalhar a preparação para o jogo. Eles só foram informados do problema com o companheiro no início desta semana.

O volante Bebeto Campos é um dos jogadores mais experientes do elenco do time paraense. Neste Brasileiro, ele foi o segundo atleta da equipe que mais entrou em campo: 37 vezes. Das três rodadas em que ficou fora, duas foram por lesões e outra por suspensão.

Segundo o Datafolha, ele atua em média 85 minutos por partida. É o terceiro volante com mais desarmes no time (13 por jogo) e quinto mais acionado, com 28,1 bolas recebidas. Neste Brasileiro, marcou dois gols, contra Flamengo e Corinthians.

José Nilton da Silva Campos nasceu em Almadina, na Bahia. Ele tem 1,68 m de altura e 55 kg. Além do Paysandu, em sua carreira, ele já defendeu o Bahia, o Fluminense, o Vitória e o Sport.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Paysandu no Brasileiro
  • Leia mais notícias no especial do Brasileiro-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página