Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2004 - 20h51

Adolescente morre durante jogo de futebol amador em Ribeirão Preto

Publicidade

KATIUCIA MAGALHÃES
RICARDO GALLO

da Agência Folha, em Ribeirão Preto

O adolescente Diego de Carvalho, 18, morreu domingo (5) durante uma partida de futebol pela Copa Brodowski, categoria juvenil. Ele defendia o São Paulo Futebol Center, escolinha franqueada do São Paulo.

Foi o segundo atleta de Ribeirão a morrer em campo em dois anos --no ano passado, o jogador Max, juvenil do Botafogo, morreu durante um treino.

Diego passou mal aos oito minutos de jogo, iniciado às 12h30, recebeu massagem cardíaca e respiração boca-a-boca no campo. Foi, então, levado ao hospital de Brodowski e chegou a ser transferido para o Hospital Ribeirânia, em Ribeirão Preto, mas não resistiu. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Edson Silva/Folha Imagem
Pessoas deixam o enterro
Pessoas deixam o enterro
O pai de Diego, o comerciante Pedro Henrique de Carvalho, que assistia à partida, correu para socorrer o filho.

De acordo com Antônio César Teixeira Júnior, 18, que jogava contra o time de Diego, antes de passar mal, o rapaz disputou uma bola de cabeça com outro atleta. "Depois desse lance, o Diego correu para o seu campo de defesa e caiu", disse Teixeira Júnior.

Segundo a médica patologista do SVO (Serviço de Verificação de Óbito) Maria Bernadete Cury, Diego morreu devido a um choque cardiogênico, ou seja, o coração dele não conseguiu bombear o sangue para o restante do corpo de forma adequada.

Cury diagnosticou uma cardiopatia que ainda terá de ser examinada por meio de um exame que deve ser concluído em 15 dias. A médica disse que Diego pode ter sofrido um infarto no miocardio.

Na opinião da médica, os atletas de hoje estão expostos a uma grande carga de esforços. "Eles [os atletas] exigem muito de si para atingir seus objetivos e serem profissionais."

"Foi o pai dele, que é nosso amigo, que pediu que ele se mantivesse em atividade na escolinha", disse o empresário Eduardo Zanello, dono do São Paulo Futebol Center, franquia que tem duas unidades na cidade e 400 alunos. A família de Diego não falou.

No domingo, o jogador brasileiro Cristiano de Lima Junior morreu em campo atuando Dempo Sports, da Índia, contra o Mohun Bagan, pela final da Copa da Federação, na cidade de Bangalore. O atleta, de 25 anos, marcou os dois gols de sua equipe no jogo antes de cair, aos 78 minutos, após choque com o goleiro rival.

Em outubro, o zagueiro Serginho, do São Caetano, morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória em jogo contra o São Paulo, no Morumbi.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre morte de jogadores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página