Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2004 - 09h21

Campeão brasileiro, Santos lidera o Ranking Folha no século

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O século 21 acordou o Santos, e o clube do litoral paulista é o maior destaque do Ranking Folha de futebol no período e também na temporada 2004.

Com o título nacional, o time é o que mais pontuou no ano. Os 25 pontos da conquista foram suficientes também para lhe dar a maior marca do país a partir da temporada 2001.

São 85 pontos no século, fruto de dois Brasileiros, e um vice no Nacional e outro na Libertadores.

Tal desempenho fez a equipe se mover. O Santos termina 2004 como o sexto clube (tem 645 pontos) com mais glórias no país --foi o único que ganhou posições entre os top 10 no ano.

E a distância para quem está na frente é cada vez menor. O Corinthians, quinto colocado, passou em branco em 2004 e tem só três pontos a mais do que o Santos.

O Vasco só somou os sete pontos do vice do Estadual do Rio e tem uma frente de apenas 13 pontos em relação ao Santos, que só nos últimos anos conseguiu acabar com a pasmaceira que o abateu depois que Pelé foi embora.

Entre 1974, quando o maior jogador de todos os tempos fez sua última partida pelo clube, e o final do século 20, o Santos somou apenas 89 pontos no Ranking Folha, ou só quatro a mais do que amealhou nos últimos três anos, quando surgiu a geração de Robinho.

Em 2005 o Santos terá um calendário cheio para seguir em ascensão. O time joga a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Se ainda disputar o Mundial da Fifa no Japão, pode ultrapassar os cem pontos na temporada. O São Paulo também terá as mesmas oportunidades. Atlético-PR, Santo André e Palmeiras jogam a Libertadores, mas não a Sul-Americana.

Enquanto o Santos subia, o grande destaque do ano passado fazia o caminho inverso. Quem perdeu posição para o clube paulista subir ao sexto posto foi o Cruzeiro. Após somar 47 pontos na temporada passada, quando ganhou a Copa do Brasil e o Brasileiro, a equipe só não passou em branco agora devido ao título do esvaziado Campeonato Mineiro.

O Flamengo foi muito mal no Brasileiro, mas ganhou 20 pontos com o vice da Copa do Brasil e o título do Estadual e encurtou a distância para o líder Palmeiras, que tem agora só 23 pontos de vantagem sobre o time carioca.

A maioria dos grandes do país permaneceu com a pontuação estacionada. Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Grêmio, Fluminense e Botafogo terminaram o ano sem título ou vice e deram espaço para times de menos tradição.

Campeão da Copa Brasil, o Santo André conseguiu o passaporte para entrar no ranking, que exige pontuação em uma competição nacional. Com seus primeiros 15 pontos, o clube fecha a lista de 31 clubes da edição 2004.

O São Caetano é outro clube do ABC que continua a aumentar sua pontuação. Campeão paulista, amealhou dez pontos e, com só 15 anos de vida, já tem 60 pontos no total.

Outras mudanças no bloco intermediário aconteceram por revisões nas listas de vice-campeões de alguns Estados. Federações, como a de Pernambuco, divulgaram a relação completa com todos os vices. Antes não havia nenhum registro oficial sobre boa parte desses resultados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos no Nacional
  • Leia mais notícias no especial do Brasileiro-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página