Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2004 - 09h35

Luxemburgo sai do Santos e diz que vai assumir o Real Madrid

Publicidade

FÁBIO VICTOR
RICARDO PERRONE
RODRIGO BUENO

da Folha de S.Paulo

O técnico Vanderlei Luxemburgo foi liberado na quarta-feira pelo Santos, clube pelo qual foi campeão brasileiro há 11 dias, depois de informar ao presidente Marcelo Teixeira que vai assumir o Real Madrid, da Espanha, o time mais famoso e vitorioso do mundo.

Recordista de títulos do Brasileiro (cinco conquistas), ele havia renovado contrato com o Santos por um ano na semana passada, mas impôs uma cláusula que o liberaria de pagar multa rescisória caso recebesse uma proposta para trabalhar na Europa, um antigo sonho que ultimamente vinha se tornando uma obsessão.

Para concretizá-lo, o treinador até contratou um agente, Marcel Figer, para tentar emplacá-lo em algum clube do continente.

Luís Lombardi, assessor de Luxemburgo, confirmou a oferta do Real Madrid, time dos "galácticos" Ronaldo, Zidane, Figo, Beckham e Roberto Carlos.

Mas, destoando do que o próprio treinador informou à direção santista, Lombardi disse que o negócio ainda não está fechado.

"Ele recebeu a proposta ao longo desta semana. É muito boa, e todos sabem do desejo dele de assumir um time na Europa. Ele deve responder amanhã [hoje] ou depois de amanhã [amanhã]. A possibilidade de acertar é imensa, de 99%", afirmou o assessor.

O contrato deve ser fechado por uma temporada e meia.

A Folha apurou que Luxemburgo viajou ainda ontem à noite para a Espanha, no mesmo vôo do lateral-esquerdo Roberto Carlos, mas Lombardi negou --disse que falou com chefe às 23h e que ele estava em São Paulo.

Na conversa com Marcelo Teixeira, o treinador declarou ao cartola ter feito várias exigências contratuais e que todas foram aceitas pelo Real Madrid.

Segundo Lombardi, neste ano o treinador teve também uma proposta para dirigir o Porto, de Portugal. "O negócio não saiu porque ele tinha se comprometido com o Marcelo Teixeira a ficar pelo menos até o fim do Brasileiro."

Quando o campeonato terminou, Luxemburgo por pouco não trocou o Santos pelo Corinthians. Após negociar com a MSI, a nova parceira corintiana, com o Nacional ainda em andamento, ele chegou a acertar as bases de seu contrato no Parque São Jorge, mas, segundo dirigentes do clube, tentou aumentar os valores após conquistar o título nacional.

Outro entrave foi o sonho europeu. Ele queria liberdade para negociar com clubes do continente e ser liberado sem multa caso surgisse uma proposta.

O Santos topou e ainda aumentou para R$ 500 mil o salário do técnico, que afirmou então ter renovado para "concluir o trabalho iniciado" --ou seja, tentar vencer a Libertadores, algo que Luxemburgo nunca conseguiu.
O assessor do técnico declarou que ele ainda não tinha assinado o novo contrato com o Santos.

Se a transferência for mesmo concretizada, o brasileiro irá substituir o ex-preparador de goleiros Mariano García Remón, que assumiu a estelar equipe após a queda de José Antonio Camacho --que pediu demissão na seqüência de fiascos no Espanhol e na Copa dos Campeões.

A reportagem não conseguiu falar ontem à noite --já madrugada na Espanha-- com representantes do Real Madrid. Jornalistas especializados dos principais diários do país disseram desconhecer qualquer contato do clube madrileno com Luxemburgo.

Segundo informações publicadas nos últimos dias, o italiano Arrigo Sacchi, novo diretor de futebol do Real, afirmou que estava satisfeito com o trabalho de Mariano García Remón e que pretendia mantê-lo no cargo.
O técnico pode, se fechar negócio, ter em breve mais um galáctico, o atacante santista Robinho, assediado pelo clube espanhol.

A ida de Luxemburgo para Madri melhoraria o fraco conceito dos técnicos brasileiros na Europa. A situação melhorou após a contratação de Luiz Felipe Scolari pela seleção portuguesa.

Leia mais
  • Romário desmente ter encerrado carreira
  • Salário emperra acordo de Tite com o Corinthians

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vanderlei Luxemburgo
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia o que já foi publicado sobre o Real Madrid
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página