Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2005 - 16h16

Jogadores do Santos fazem bateria de exames no Hospital do Coração

Publicidade

da Folha Online

Com a morte do zagueiro Serginho ainda na lembrança, sete jogadores santistas --Robinho, Zé Elias, Willian, Ávalos, Douglas, Luís Augusto e o goleiro colombiano Henao-- realizaram nesta quarta-feira uma bateria de exames no HCor (Hospital do Coração), em São Paulo.

Divulgação

Robinho realiza exame

Os atletas do atual campeão brasileiro ficaram cerca de cinco horas e fizeram testes que incluíram especialidades como ergometria, cardiologia e fisiologia, além de várias consultas com especialistas em cada área.

Os demais atletas do Santos também serão avaliados na bateria de exames do Sport Check-up, um programa especializado na Medicina do Esporte e Medicina Preventiva, até o final da semana.

"Esta é a primeira vez que fazemos uma bateria de exames fora do Santos. Nós achamos melhor assim, por se tratar de um programa bastante completo, capaz de fazer uma avaliação adequada do potencial físico de cada atleta individualmente", disse o médico santista Carlos Braga.

Para o volante Zé Elias, a avaliação é importante. "Já passei por outras baterias de exames, isso sempre acontece no início do ano. Mas aqui, eles foram mais completos. Nunca havia feito teste de saliva e cortisol, que detecta se estamos tendo um treinamento excessivo", comentou.

De acordo com atleta, a bateria de exames também serve para deixar o elenco mais tranqüilo durante a temporada. "Além de ser importante porque faz parte da rotina do time, também é bom para deixar a gente mais tranqüilo com relação a nossa saúde", destacou Zé Elias.

Para Nabil Ghorayeb, médico do esporte do HCor, os exames do Sport Check-up são feitos de acordo com a atividade física da pessoa. Segundo ele, é importante que os jogadores do futebol passem por uma bateria de exames, pois eles são muito exigidos durante a prática esportiva.

"Os testes que os jogadores do Santos estão fazendo são parte de um check-up completo. Os atletas de futebol devem ter uma atenção redobrada por se tratar de uma atividade que exige muito esforço. Uma pessoa que só pratica caminhadas, por exemplo, não precisa fazer uma bateria tão grande", explicou.

A apresentação do elenco santista para a temporada 2005 está programada para esta sexta-feira, na Vila Belmiro. No mesmo dia, a equipe deve seguir para Atibaia (interior do São Paulo), onde irá se preparar para a estréia no Campeonato Paulista, no dia 20, contra a Portuguesa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia o que já foi publicado sobre Robinho
  • Leia o que já foi publicado sobre check-up
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página