Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2005 - 15h48

Presidente da AFA lembra mão de Túlio na Copa América do Uruguai-1995

Publicidade

da Folha Online

A polêmica sobre o uso de tranqüilizantes na água dada aos jogadores brasileiros pelo massagista argentino, na Copa da Itália-1990, ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira. O presidente da AFA (Associação do Futebol Argentino), Julio Grondona, recordou o toque de mão do atacante Túlio na Copa América do Uruguai, em 1995.

Em entrevista à rádio argentina Rivadavia, Grondona disse que Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), pode até entrar na Fifa com um pedido de investigação sobre o incidente, mas terá que explicar o que aconteceu em 1995.

"Ele também terá que lembrar o que aconteceu na Copa América do Uruguai, quando nos eliminaram com um gol de mão", comentou Grondona, que também é vice-presidente da Fifa.

Na ocasião, o Brasil enfrentou os rivais nas quartas-de-final do torneio. Os argentinos venciam a partida até os 36min do segundo tempo, quando Túlio recebeu um cruzamento na área, dominou a bola com a mão e chutou para vencer o goleiro Cristante.

Com o empate por 2 a 2, a vaga foi decidida nas cobranças de pênaltis, que foi vencida pela seleção brasileira por 4 a 2 --o Brasil perdeu a final para o Uruguai.

Segundo Grondona, a polêmica sobre o possível doping em 1990, quando o Brasil foi eliminado pelos rivais por 1 a 0, nas oitavas-de-final, com um gol do atacante Claudio Caniggia, já está encerrada. "Não tenho nada o que falar, muito menos a AFA", concluiu.

A confusão começou após o ex-jogador Diego Maradona ter admitido a uma TV local, no final de dezembro, que o lateral brasileiro Branco havia tomado água em uma garrafa que continha tranqüilizantes.

Em entrevista à revista local "Veintitrés", o ex-técnico da seleção argentina Carlos Bilardo não confirmou, mas também não negou que teria ordenado distribuir tranqüilizantes em uma garrafa de água aos rivais.

Na época, Branco havia dito que ficou tonto após beber a água dada pelo massagista argentino, Miguel di Lorenzo.

Leia mais
  • Leão diz que não tem pressa para colocar Falcão no time titular do São Paulo
  • Volante Edu diz que deve deixar o Arsenal nos próximos dias
  • Tevez vai passar por reavaliação médica para definir data da estréia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Julio Grondona
  • Leia o que já foi publicado sobre a Copa América
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página