Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2005 - 09h30

Taça Libertadores-2005 começa nesta terça-feira com recorde de clubes

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Para garantir a venda dos direitos de TV, a Taça Libertadores da América começa nesta terça-feira com o maior número de times em sua história --são 38 clubes.

"Permitimos a entrada de três clubes mexicanos neste ano, um a mais que no ano passado, para que mantivéssemos nosso contrato com a Fox Sports", disse Eduardo Deluca, secretário geral da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). A empresa norte- americana tem um grande mercado no México e por isso exigiu o aumento do número de equipes do país no torneio.

Duas partidas abrem o torneio nesta terça. Mineros (VEN) x America de Cali (COL) e Quilmes (ARG) x Colo Colo (CHI). No ano passado, a competição já havia batido seu recorde de participantes --foram 36 equipes. O único time brasileiro que participa da primeira fase é o Palmeiras --Santos, São Paulo, Atlético-PR e Santo André estréiam apenas na segunda etapa. Os palmeirenses enfrentam o desconhecido Tacuary, do Paraguai, na quarta, em Assunção.

O técnico palmeirense, Estevam Soares, reclamou do número de participantes e afirmou que preferia o antigo regulamento, pelo qual todos os brasileiros já entravam na chamada "fase de grupos" sem precisar disputar uma seletiva. "Acabamos prejudicados", disse o técnico.

A Libertadores estréia um novo sistema de desempate a partir da terceira fase, quando começam os mata-matas. Para evitar o grande número de decisões por pênaltis, o número de gols marcados como visitante definirá o classificado em caso de igualdade, regra semelhante à da Copa do Brasil.

Campeão do torneio nacional no ano passado, quando derrotou o Flamengo na final, o Santo André aprova a nova fórmula e quer surpreender novamente.

"Estamos habituados com essa maneira de disputa. A filosofia do time se adapta a este regulamento", disse o presidente Jairo Livolis.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Taça Libertadores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página