Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2000 - 10h07

E o tênis chega ao final da corrida

Publicidade

da Folha Online

Durante todo o ano de 2000, a disputa do Circuito da ATP (Associação dos Tenistas Profisssionais) contou pontos para o novo ranking mundial, que levava em conta apenas os resultados do ano. Este ranking e esta nova forma de contar os pontos foi batizada de a "corrida dos campeões".

Pois bem, a corrida chegou ao fim.

Lisboa recebe, a partir de hoje, os oito melhores tenistas do ano. Três deles _Marat Safin, Gustavo Kuerten e Pete Sampras_ têm chances de terminar o ano na primeira posição do ranking e, logo, cruzar a linha final da corrida, em primeiro lugar.

Na prática, as chances de Sampras _o tenista que mais vezes terminou uma temporada na primeira colocação do ranking_ ser o número um são meramente matemáticas.

Marat Safin e Gustavo Kuerten é que realmente irão brigar pelo título. O russo leva vantagem, já que tem 784 pontos, 73 à frente do brasileiro, e precisa apenas chegar na final para ser o campeão do ano.

Mas Guga pode ganhar até 150, se for campeão invicto do torneio, e superá-lo, desde que não faça a final com o próprio Safin.

Amanhã, por volta das 19h30, Guga estréia contra Andre Agassi, campeão da primeira edição do Masters, em 1990. Naquela época, o torneio ainda tinha o nome de Copa do Mundo, e teve o sueco Stefan Edberg na final contra o norte-americano.

Depois do número um de 1999, Guga enfrentará o sueco Norman _seu rival na final de Roland Garros-2000, quando o brasileiro sagrou-se bicampeão do Grand Slam parisiense.

O encerramento da primeira fase será contra o russo Ievguêni Kafelnikov, número cinco do ranking e contumaz adversário do brasileiro no circuito.

No outro grupo estão Safin, Sampras, o australiano Lleyton Hewitt e o espanhol Alex Corretja. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais e os vencedores decidem o título, no domingo.

Leia mais notícias sobre a Masters Cup de Lisboa
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página