Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2005 - 10h50

Raikkonen vence GP da Espanha de F-1 e quebra domínio da Renault

Publicidade

da Folha Online

O finlandês Kimi Raikkonen (McLaren) venceu o GP da Espanha, disputado na manhã deste domingo no circuito da Catalunha, e quebrou a série de quatro vitórias consecutivas da Renault. Fernando Alonso (Renault) foi o segundo, e Jarno Trulli (Toyota), em terceiro, completou o pódio.

O brasileiro Rubens Barrichello largou apenas na 16ª colocação, já que perdeu dez posições no grid de largada por ter trocado o motor antes do primeiro treino oficial, no sábado. O piloto da Ferrari fez uma prova de recuperação, mas acabou chegando apenas em nono e não pontuou.

Felipe Massa também não teve um bom final de semana. O brasileiro, da equipe Sauber, largou na décima colocação, mas acabou abandonando a prova na penúltima volta, com problemas nos pneus.

O alemão Michael Schumacher, que largou na oitava posição, chegou a disputar as primeiras colocações na prova, mas abandonou a corrida na 47ª volta com problemas nos pneus.

Com a vitória deste domingo, Raikkonen chegou aos 17 pontos no Mundial de pilotos e ocupa a terceira colocação. Alonso lidera com 44 pontos. Trulli segue em segundo, com 26 pontos. Giancarlo Fisichella e Ralf Schumacher dividem a quarta colocação, com 14 pontos.

O alemão Michael Schumacher, heptacampeão mundial e que ganhou os últimos cinco campeonatos, é apenas o sétimo na classificação, com dez pontos. Rubens Barrichello ocupa a 11ª colocação, com oito.

A largada manteve Kimi Raikkonen na pole, e Fernando Alonso saiu da terceira para a segunda posição. Com o carro visivelmente mais leve, o finlandês abriu larga vantagem sobre o espanhol no início da corrida.

Sem adversários, Raikkonen figurou tranqüilo na primeira colocação durante toda a prova. Alonso chegou a perder a segunda colocação durante a primeira parada nos boxes, mas esteve em segundo durante quase toda a prova. A disputa pela terceira colocação foi a mais acirrada, mas o italiano Jarno Trulli acabou superando o alemão Ralf Schumacher.

Nas últimas voltas, Giancarlo Fisichella (Renault) conseguiu uma ultrapassagem sobre Mark Webber (Williams) e conquistou o quinto lugar, deixando o australiano em sexto. Juan Pablo Montoya, da McLaren, e David Coulthard, da Red Bull, completaram a zona de pontuação.

A próxima prova da F-1 está marcada para o dia 22 de maio, no GP da Mônaco, que será disputado no circuito de Montecarlo.

Confira os dez primeiros no GP da Espanha
1. Kimi Raikkonen (FIN/McLaren) em 1h27min16s830
2. Fernando Alonso (ESP/Renault)
3. Jarno Trulli (ITA/Toyota)
4. Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
5. Giancarlo Fisichella (ITA/Renault)
6. Mark Webber (AUS/Williams)
7. Juan Pablo Montoya (COL/McLaren)
8. David Coulthard (ESC/Red Bull)
9. Rubens Barrichello (BRA/Ferrari)
10. Nick Heidfeld (ALE/Williams)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Kimi Raikkonen
  • Leia o que já foi publicado sobre Rubens Barrichello
  • Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página