Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2005 - 21h20

Brasil goleia a Tailândia na estréia do Mundial de futebol de areia

Publicidade

da Folhapress

A seleção brasileira estreou com vitória no Mundial de futebol de areia, disputado na praia de Copacabana (zona sul do Rio). Venceu neste domingo a Tailândia por 9 a 2, pelo grupo A da competição.

Os gols do Brasil foram marcados por Neném (3), Bruno (2), Júnior Negão, Juninho, Betinho e Benjamin. Sanea e Pongsak marcaram para os tailandeses.

O horário da partida, 11h30, e o calor (por volta de 30º C) podem servir de justificativa. Mas o público para a estréia do Brasil no Mundial, contra a Tailândia, não foi o esperado.

Os assentos não foram preenchidos mesmo com a gratuidade do ingresso. Cerca de 80% do local foi ocupado.

Debaixo de sol forte, os torcedores vibraram a cada gol marcado. Mas, dentre os muitos incentivos ao time, súplicas para que os organizadores atirassem água em direção às arquibancadas.

Nas partidas preliminares à estréia da seleção brasileira, o público era ainda menor. Quem chegou à arena antes do jogo do Brasil torceu para os times tidos como mais fracos. Houve muita vibração nos três gols da África do Sul contra o Uruguai e no da Austrália contra os franceses.

Na área vip, a ausência mais sentida foi a de Romário. Apesar de ter atuado pelo Vasco contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, esperava-se o atacante, espécie de garoto-propaganda da Fifa no Mundial. Inscrito com o número 11 da seleção de futebol de areia, Romário deve enfrentar a Espanha na terça-feira.

"Ele estava contundido, vamos ver como vai se apresentar. Se estiver bem clinicamente, joga. A presença do Romário é importante. Ele tem muita experiência para passar aos outros jogadores", disse Índio, técnico do Brasil.

Do pessoal do futebol de campo, apenas Sebastião Lazaroni, técnico da seleção brasileira na Copa de 1990, esteve na arena.

Mas na areia as pessoas ligadas ao gramado são muitas. Muitos jogadores se dividem entre o futebol de areia e o de campo, como parte do time da Tailândia. No comando dos times, ao menos dois ex-jogadores que fizeram parte das seleções de seus países: Eric Cantona e o brasileiro naturalizado japonês Rui Ramos treinam França e Japão, respectivamente.

"Já é difícil enfrentar uma seleção como a do Brasil, na qual o técnico pode mexer no time várias vezes que a qualidade não cai. Além disso, treino o time de manhã e à tarde libero alguns para o futebol de campo", lamenta o técnico da Tailândia, o brasileiro Marcelo Mendes.

Os autores dos dois gols tailandeses dividem o futebol de areia com suas profissões. Sanea é mecânico da Força Aérea Real, e Pongsak trabalha nos Correios.

Após 12 anos de criação do esporte, este é o primeiro Mundial de futebol de areia organizado pela Fifa. A expectativa dos praticantes é de que a modalidade seja incluído no Pan-Americano de 2007, no Rio.

Nos outros jogos disputados no domingo, o Uruguai venceu a África do Sul por 7 a 3, a França bateu a Austrália por 5 a 1 e Portugal derrotou o Japão por 4 a 0.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre futebol de areia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página