Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 09h56

Final da Copa da Uefa expõe o velho e o novo Corinthians

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A decisão da Copa Uefa é européia, mas irá expor nesta quarta-feira, às 15h30 (horário de Brasília), o velho e o novo Corinthians, no estádio José Alvalade, em Lisboa, Portugal.

Os finalistas Sporting e CSKA de Moscou contam no elenco com atletas que já tiveram ou que criaram agora ligação com o time do Parque São Jorge, no Brasil.

Pelo time português, que tem a vantagem de decidir em casa, o volante Rogério e o atacante Liédson atuaram com a camisa alvinegra. Do lado russo, o também atacante Vágner Love, ex-ídolo do Palmeiras, é o sonho de consumo da parceria Corinthians/MSI.

Nas tribunas de honra do estádio, estarão o presidente corintiano, Alberto Dualib, e o presidente da MSI, o iraniano Kia Joorabchian. Eles apenas esperam o apito final do juiz para decretar a negociação com Vágner Love.

Liédson e Rogério tiveram uma história vencedora no Corinthians. Ambos integravam o elenco alvinegro no último título ganho pelo clube, o Paulista de 2003. Já o centroavante que usa trancinhas com as cores do clube que defende chegou a se apresentar como atleta corintiano em entrevista coletiva, mas não pôde até agora selar esse casamento.

Seja quem for o campeão, será uma façanha histórica. O Sporting não ganha uma competição européia há 41 anos. Desde que venceu a Recopa em 1964, está na "fila" continental. Já o CSKA aparece pela primeira vez na decisão de um interclubes europeu.

Será a 34ª final da Copa da Uefa e a oitava vez que a competição será definida em um jogo único. A Uefa nos últimos anos tem definido com bastante antecedência o local das decisões de seus torneios, e o estádio do Sporting já havia sido destacado para a final antes do avanço do dono da casa.

O CSKA, que é patrocinado pelo magnata russo Roman Abramovich (ele é acionista majoritário da empresa Sibneft, petrolífera parceira do time russo que injetou mais de 60 milhões de euros na equipe de Vágner Love), já enfrentou dois outros times portugueses nesta temporada. Cruzou com o Porto na Copa dos Campeões e com o Benfica na Copa da Uefa.

Os portugueses têm conseguido títulos recentes na Europa com o Porto --Copa da Uefa em 2003 e Copa dos Campeões em 2004.

O Sporting aposta muito no técnico José Peseiro, já comparado com José Mourinho, hoje no Chelsea. O CSKA, que tem em seu elenco Daniel Carvalho, ex-Inter, conta com defensores que são gêmeos: Vassili e Aleksei Berezoutski.

O campeão da Copa da Uefa disputa no início da próxima temporada a Supercopa da Europa com o vencedor da Copa dos Campeões --também pode pegar o campeão da Copa Sul-Americana em disputa intercontinental.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o CSKA
  • Leia o que já foi publicado sobre o Sporting
  • Leia o que já foi publicado sobre a Copa da Uefa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página