Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 23h49

São Paulo vence clássico e fica em vantagem para avançar na Libertadores

Publicidade

da Folha Online

O São Paulo venceu o Palmeiras por 1 a 0 nesta quarta-feira, no estádio do Parque Antarctica, e saiu na frente no confronto brasileiro que vale uma vaga nas quartas-de-final da Taça Libertadores-2005.

A partida de volta, que definirá o classificado à próxima fase, será disputada no dia 25, no Morumbi. O São Paulo jogará por um empate. Se o Palmeiras vencer pelo mesmo placar, a vaga será decidida nos pênaltis. Vitória palmeirense por um tento, desde que marque dois ou mais gols (como 2 a 1, 3 a 2), classifica o time do Parque Antartica.

O Palmeiras entrou em campo utilizando os três jogadores que foram inscritos por sua diretoria para a segunda fase da competição: o meia Juninho Paulista, o meia-atacante Marcinho e o atacante Washington.

A escalação de Marcinho esteve ameaçada até esta quarta. No dia 22 de setembro do ano passado, quando ainda defendia o São Caetano, ele recebeu cartão vermelho contra o próprio São Paulo, pela Copa Sul-Americana. Na ocasião, o clube do ABC acabou eliminado pela equipe do Morumbi nos pênaltis.

Inicialmente, foi especulado que o jogador teria que cumprir a suspensão na próxima competição organizada pela Conmebol em que atuasse, que seria a atual Libertadores. No entanto a entidade confirmou que o jogador cumprirá suspensão apenas em uma eventual participação futura na Copa Sul-Americana.

Em campo, logo aos 2min, Grafite escapou pela direita e cruzou para Luizão, que bateu por cima do gol.

Aos 22min, numa boa tabela do ataque palmeirense, a bola sobrou para Marcinho, que chutou forte. Bem colocado, Rogério Ceni evitou o gol.

Foi a vez de o São Paulo mostrar sua força em três lances de perigo. No primeiro deles, aos 30min, Grafite cabeceou forte e a bola passou raspando a trave de Marcos.

Aos 33min, Cicinho escapou livre pela direita e chutou forte. Marcos defendeu parcialmente e a bola sobrou para Grafite. No reflexo, Marcos, novamente, impediu o gol são-paulino com uma grande defesa.

Na saída para o intervalo, Marcinho reconheceu que o Palmeiras teve dificuldades no primeiro tempo para organizar jogadas ofensivas. "Eu e o Juninho [Paulista] sofremos marcação individual, o que complicou as coisas para nós", avaliou.

Na etapa final, o São Paulo abriu o placar aos 14min do segundo tempo. Cicinho acertou um chute de pé esquerdo, de fora da área, indefensável para o goleiro Marcos.

Aos 23min, mais uma ameaça são-paulina. Após cobrança de escanteio, Luizão subiu mais do que a defesa adversária e cabeceou com perigo.

Em desvantagem no placar, o Palmeiras partiu em busca do empate. Aos 33min, numa cobrança de falta, Marcinho acertou o travessão de Rogério Ceni. Aos 39min, Marcinho chutou de dentro da área e o goleiro são-paulino colocou para escanteio.

Antes da partida de volta da Libertadores, as duas equipes voltam a campo no domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O São Paulo vai ao Rio enfrentar o Vasco, enquanto o Palmeiras atuará em Belo Horizonte contra o Cruzeiro.

Leia mais
  • Paulista faz semifinal contra o Cruzeiro na Copa BR
  • Nos pênaltis, Fluminense vai às semifinais da Copa BR
  • Ceará bate o Atlético-MG e avança às semifinais da Copa BR

    Especial
  • Saiba o que já foi publicado sobre o São Paulo
  • Leia mais notícias no especial da Libertadores-2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página