Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2005 - 16h54

Schumacher supera Barrichello e vence o tumultuado GP dos EUA

Publicidade

da Folha Online

O piloto alemão Michael Schumacher garantiu neste domingo a primeira vitória à Ferrari na temporada 2005 do Mundial de F-1. O heptacampeão mundial venceu o GP dos EUA, nona etapa do campeonato.

A corrida norte-americana, porém, contou com apenas seis carros. As sete equipes que usam pneus Michelin, alegando falta de segurança, deram só a volta de apresentação e depois voltaram para os boxes.

A torcida que foi ao autódromo de Indianápolis protestou bastante durante a corrida. "Eu realmente sinto muito pelos torcedores", disse o italiano Jarno Trulli (Toyota), que havia feito a pole no sábado.

Sem os favoritos, o espanhol Fernando Alonso (Renault) e o finlandês Kimi Raikkonen (McLaren), a corrida virou um duelo particular entre os pilotos da Ferrari, Schumacher e o brasileiro Rubens Barrichello.

A vitória do alemão foi decidida após um pit stop. Na saída dos boxes, Barrichello dividiu a curva com Schumacher, mas o heptacampeão impediu a passagem do brasileiro, que acabou indo para a grama.

O português Tiago Monteiro (Jordan) completou o pódio. O indiano Narain Karthikeyan (Jordan) foi o quarto, seguido pelas Minardis do holandês Christijan Albers e do austríaco Patrick Friesacher.

As escuderias equipadas com pneus Michelin não largaram, alegando falta de segurança. A origem do problema foi o acidente do alemão Ralf Schumacher, da Toyota, que corre com Michelin, na sexta-feira.

A Michelin que fornece pneus a sete equipes --Toyota, Renault, McLaren, BAR, Sauber, Williams e Red Bull-- havia aconselhado às equipes a não correrem o GP. Com isso, apenas Ferrari, Jordan e Minardi, que correm com pneus Bridgestone, largaram no circuito de Indianápolis.

Mesmo fora do GP, Alonso segue líder o campeonato, com 59 pontos, 22 de vantagem para Raikkonen. Com a vitória, Schumacher assumiu o terceiro posto, com 34, enquanto Barrichello saltou para quarto, com 29.

Leia mais
  • Erramos: Schumacher supera Barrichello e vence o tumultuado GP dos EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Michael Schumacher
  • Leia o que já foi publicado sobre Rubens Barrichello
  • Leia cobertura completa sobre a F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página