Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2005 - 16h26

FIA faz acusações e convoca equipes que não correram nos EUA

Publicidade

da Folha Online

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou nesta terça-feira uma nota em que aponta as infrações de que acusa as sete escuderias equipadas com pneus da marca francesa Michelin, que se negaram a participar do GP dos Estados Unidos de F-1, no último domingo.

No comunicado, dirigido a Toyota, Renault, McLaren, Williams, BAR, Sauber e Red Bull), a FIA também convoca as equipes para uma audiência no dia 29 de junho, em Paris, para explicações.

Segundo a FIA, as sete escuderias cometeram "um ou mais atos que prejudicam os interesses da competição e/ou os interesses do esporte a motor em geral, o que pode representar sanções para as equipes envolvidas".

Para a federação, as equipes cometeram uma ou mais infrações em relação ao artigo 151C do código esportivo internacional.

As sete escuderias envolvidas exigiam, para participar da prova em Indianápolis, a construção de uma chicane na curva 13 do circuito americano, já que a Michelin não garantia que seus pneus traseiros esquerdos agüentariam toda a prova.

O GP foi disputado com apenas três equipes (seis carros) na pista, os que utilizam pneus da empresa japonesa Bridgestone: Ferrari, Jordan e Minardi. Os outros voltaram para os boxes após a volta de formação do grid. O alemão Michael Schumacher venceu a prova e o brasileiro Rubens Barrichello ficou em segundo.

Confira as acusações feitas pela FIA contra as equipes na nota

-Não assegurar-se de contar com os pneus apropriados para a corrida
- Negar-se a permitir que seus carros comecem a corrida
- Negar-se a permitir que seus bólidos competissem na prova com a possibilidade de fazê-lo em menor velocidade e, portanto, com maior segurança, na curva principal com os pneus que tinham à disposição
- Associar-se com outras equipes para executar uma demonstração que prejudicou a imagem da F-1 ao abandonar o grid de largada antes do início da corrida
- Não notificar aos comissários da prova sua intenção de não disputar o GP, o que viola o artigo 131 do regulamento esportivo do Mundial de F-1.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Rubens Barrichello
  • Leia o que já foi publicado sobre Michael Schumacher
  • Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página