Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2005 - 16h55

Jadel Gregório busca 1º ouro do Brasil em Mundiais de atletismo

Publicidade

da Folha Online

Principal esperança de medalha brasileira no Mundial de atletismo de Helsinque (Finlândia), Jadel Gregório estréia nesta terça-feira no salto triplo. O atleta brasileiro é um dos mais cotados para conquistar a medalha de ouro nesta prova, que seria também a primeira vez que um brasileiro conquistaria um título mundial no atletismo.

O Mundial é disputado desde 1983, quando aconteceu a edição inaugural justamente em Helsinque. O Brasil já ganhou oito medalhas na história da competição, mas nunca esteve no lugar mais alto do pódio. Até hoje, foram quatro pratas e quatro bronzes.

Para vencer o salto triplo na capital finlandesa, Gregório conta com a ausência do sueco Christian Olsson, atual campeão olímpico e mundial, que não competirá devido a uma contusão. O triplista brasileiro, no entanto, procura não assumir o favoritismo.

"Fiz boas marcas este ano, mas outros triplistas também conseguiram bons resultados", disse Gregório, que possui a segunda melhor marca da temporada, com 17,73 m, atrás apenas do romeno Marian Oprea (17,81 m).

A prova será disputada no estádio Olímpico de Helsinque, onde
o brasileiro Adhemar Ferreira da Silva ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de 1952, também no salto triplo.

Jadel foi quinto no último Mundial, há dois anos, em Paris, e conquistou a mesma posição nos Jogos Olímpicos de Atenas, além de ganhar a medalha de prata no Mundial de pista coberta de Budapeste, em 2004.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mundial de Atletismo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página