Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2005 - 16h01

Brasil fica fora do pódio no segundo dia do Mundial de judô

Publicidade

da Folha Online

Os judocas brasileiros ficaram fora do pódio no segundo dia do Campeonato Mundial de judô, nesta sexta-feira, no Cairo (Egito). O melhor foi Tiago Camilo, que venceu suas três primeiras lutas.

O meio-médio superou nas rodadas iniciais Boas Munyonga (ZAM), Dorj Munhbayasghalan (MOG) e Magomed Abdulganilov (BLR). Mas, nas quartas-de-final, perdeu do ucraniano Roman Gontyuk.

Na repescagem, Camilo, prata na Olimpíada de Sydney-2000 (AUS), foi derrotado pelo japonês Takashi Ono. Tanto Ono como Gontyuk acabaram conquistaram o bronze na categoria até 81 kg.

"Sabia que a categoria seria bem disputada. Conhecia o ucraniano, que assisti lutando em Atenas. Ele foi um adversário muito duro e soube administrar a luta. Colocou uma vantagem e segurou", disse Camilo.

O holandês Guillaume Elmont, que tinha vencido Gontyuk nas semifinais por ippon (o "nocaute" do judô), conquistou o ouro ao superar na decisão o argelino Abderahman Benamadi por ippon.

Alexsander Guedes, que subsituiu Carlos Honorato no peso médio (até 90 kg), venceu Fariz Ramizzade (AZE) e Ide Baragui (NIG), mas, depois, perdeu do polonês Przemysla Matyjaszek.

Na final da categoria até 90 kg, o japonês Hiroshi Izumi levou o ouro ao superar o grego Ilias Iliadis por ippon. Já os bronzes ficaram com o holandês Mark Huizinga e o bielo-russo Andrei Kazusionak.

No feminino, Vânia Ishii (63 kg) e Márcia Lima (70 kg) perderam logo na segunda rodada. Vânia foi superada pela norte-americana Ronda Rousey, e Márcia perdeu para Jisele Mendy, do Senegal.

O Brasil volta a competir no Mundial do Cairo neste sábado. Os leves Tânia Ferreira (até 57 kg) e Leandro Guilheiro (73 kg) e os meio-leves Fabiane Hukuda (52 kg) e João Derly (66 kg) lutam amanhã.

"A medalha [olímpica] em Atenas me dá mais confiança e motivação para ir com tudo neste Mundial. Sei que posso render bem, mas não me sinto pressionado a isso. Faço judô para mim", afirmou Guilheiro.

Até 70 kg feminino
1. Edith Bosch (HOL)
2. Gévrise Emane (FRA)
3. Catherine Jacques (BEL)
3. Rasa Sraka (SLO)

Até 63 kg feminino
1. Lucie Decosse (FRA)
2. Ayumi Tanimoto (JAP)
3. Urska Zolnir (SLO)
3. Driulis González (CUB)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mundial de judô
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página