Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2005 - 13h12

João Derly conquista inédito ouro para o Brasil no Mundial de judô

Publicidade

da Folha Online

O judoca gaúcho João Derly conquistou neste sábado, no Cairo (Egito), a inédita medalha de ouro para o Brasil em Mundiais da modalidade. Derly venceu na final da categoria até 66 kg o japonês Masato Uchishiba.

Derly foi o segundo judoca da história do país que conseguiu alcançar a final de um Mundial. O primeiro foi Aurélio Miguel, prata em Hamilton-93 (CAN) e Paris-97 (FRA) na categoria até 95 kg.

Uchishiba tinha sido campeão olímpico em Atenas-2004 (Grécia). Em uma luta duríssima, Derly superou o favorito com golpe perfeito --ippon (o "nocaute" do judô)-- para dar o primeiro o ouro ao país.

No primeiro combate, Derly venceu o austríaco Andrea Mitterfellner. Depois, superou o zambiano Ackson Mulemwa (segundo), o húngaro Miklos Ungvari (terceiro) e o cubano Yordanis Arencibia (quarto).

Nas semifinais, o brasileiro derrotou o georgiano David Margoshvili. O iraniano Arash Miraesmaili, campeão mundial em 2003, e o húngaro Miklos Ungvari ficaram com as medalhas de bronze na categoria.

Na até 73 kg, Leandro Guilheiro, bronze em Atenas-04, perdeu na segunda luta da repescagem e terminou em sétimo. Tânia Ferreira (57 kg) perdeu na estréia, e Fabiane Hukuda (52 kg), na segunda luta.

Categoria até 73 kg (mas)
1. Akos Braum (HUN)
2. Francesco Bruyere (ITA)
3. Kiyoshi Uematsu (ESP)
3. Gennadij Bilodid (UCR)

Categoria até 52 kg (fem)
1. Ying Li (CHN)
2. Yuki Yokosawa (JAP)
3. An Kum-ae (CDN)
3. Telma Monteiro (POR)

Categoria até 57 kg (fem)
1. Kye Sun-hui (CDN)
2. Yvonne Bönish (ALE)
3. Khashbat Erdenet-Od (MOG)
3. Sabrina Filzmoser (AUT)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mundial de judô
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página